Foto: Jessyka Freitas / Ceará SC

O futebol vai muito além das quatro linhas e, para os jogadores, muito mais do que um simples jogo. Eles carregam o peso da história do clube, uma torcida apaixonada e além disso, o desejo pessoal de estar ali. Para tentar ajudar e cuidar de todo o processo que é vivido dentro do futebol, a psicologia trabalha a parte da saúde mental e o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

A psicóloga Michelle Rios, que já possui experiência no futebol, chegou ao Time do Povo para colaborar com o clube e auxiliar no cuidado da saúde mental dos atletas e comissão.

Michelle trabalhou de 2012 a 2020 no Clube Atlético Mineiro como responsável pelas categorias de base e profissional. Entre os anos de 2020 e 2021, a psicóloga deu continuidade com seu trabalho no Cruzeiro, exercendo as funções de psicóloga da equipe de futebol profissional e coordenadora do departamento de psicologia do esporte.

Em 2022, a profissional chegou ao Time do Povo para colaborar com o clube e auxiliar no cuidado da saúde mental dos atletas e comissão.


Michelle concedeu uma entrevista exclusiva com o site cearasc.com e falou sobre a importância do acompanhamento da psicologia dentro do mundo futebolístico.

“A importância da gente desenvolver um trabalho que foque no bem estar dos atletas, que garanta a saúde mental deles e que otimize a performance, essas são as principais causas do nosso trabalho dentro do futebol. Isso é feito por multiprofissionais lado a lado como a medicina, a preparação física, fisiologia e a psicologia que entra para trabalhar as questões psicológicas, mentais e entender a parte dos processos cognitivos que interferem na performance do atleta dentro de campo como a concentração, antecipação e a tomada de decisão”, comentou.

Além de cuidar dessa parte mental dos atletas, Michelle trabalha com psicoeducação.

“Meu trabalho é mais focado e direcionado para o psicoeducação que é ensinar o atleta a lidar com as emoções dele. Ensinar, passar técnica e conceituar. Na maioria das vezes, os jogadores acham que a ansiedade é a verdade vilã, mas na verdade não é. A ansiedade é normal, todo mundo vai sentir um pouco de ansiedade em alguns momentos e outros não. E eu mostro isso através da conversa que vamos ter frequentemente” explicou a psicóloga.


Com sua experiência no futebol, Michelle cita que uma das principais funções é cuidar da saúde mental dos atletas que encaram uma grande sequência de jogos, viagens e desgastes.

“A gente precisa fazer uma série de avaliações. Avaliar o nível de estresse do jogador, avaliar a fadiga mental, pois cada jogo é diferente e aqui se viaja muito, se passa muito tempo fora e isso desgasta os atletas. Precisamos alinhar até que ponto isso desgasta mais que o time que é lá do sudeste. Isso precisa ser investigado como atleta está lidando com o estresse e as emoções e tentar melhorar cada vez mais” finalizou.

Michelle já começou a exercer seu trabalho em Porangabuçu, e busca ajudar ainda mais no dia a dia do Ceará Sporting Club. 

Departamento de Comunicação / CSC