Foto: Pedro Chaves/cearasc.com

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, recentemente, o Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino atualizado. Dos quatro representantes do estado(Ceará, Caucaia, São Gonçalo e Fortaleza), o Vozão é o melhor posicionado na 37ª colocação, com 2448 pontos.

O Ceará lidera a classificação diante das equipes representadas pelo estado. O Caucaia, é o que mais se aproxima do Alvinegro, no Ranking, ocupando a 46ª colocação, com 1948 pontos. O Fortaleza apareceu pela primeira vez na lista e possui 1340 pontos, na 55ª classificação. Por último, vem a equipe do São Gonçalo, no 77º lugar, com 696 na pontuação.

O coordenador de futebol feminino, Rodrigo Rocha relembrou o início da categoria no Ceará. "Depois de 10 anos a gente teve a retomada do Futebol Feminino, em 2018. No início era tudo uma aposta. Juntamos algumas pessoas com experiência na modalidade e, logo no primeiro ano, fomos Campeões Cearense e, com isso, garantimos vaga na Série A2 do Campeonato Brasileiro".

Para Rodrigo, planejamento e investimento na categoria são fundamentais para alcançar essa posição no ranking. "Com isso, hoje, afirmamos que o futebol feminino no Ceará é uma realidade. De 2018 pra cá, nós triplicamos o investimento, pois teríamos mais visibilidade, devido ao aumento de demanda e campeonatos. E foi o que aconteceu. Ganhamos o Cearense Sub-20, o profissional, além de termos ficado em 6º colocado na Série A2. Tudo isso é fruto de estudo e estrutura".

Recentemente, o  Ceará acertou a contratação do novo treinador da equipe de Futebol Feminino. Jorge Victor integrava a comissão técnica do Cruzeiro que levou o clube à Série A1 na temporada 2019. O comandante alvinegro tem experiência na modalidade com passagens também pelo América/MG e Atlético/MG.

Com a soma dos pontos das quatro equipes representadas pelo estado, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ocupa a 12ª colocação entre as federações, contabilizando 6432 pontos. Com isso, é a segunda federação nordestina mais bem colocada.