Fut. Feminino: Entenda um pouco mais sobre o trabalho da preparação das goleiras alvinegras
O Ceará segue se preparando para as fases de mata-mata do Campeonato Cearense de Futebol Feminino. Líder da primeira fase e único time que finalizou os cinco jogos com cinco vitórias, o Mais Querido teve uma das melhores defesas do campeonato. Em mais de 450 minutos de futebol, o Vozão tomou apenas um gol. Muito disso passa pelo bom desempenho das goleiras alvinegras. Conversamos com Fábio Aires, preparador de goleiras do Time do Povo, sobre o trabalho junto às arqueiras do Mais Querido.
Inicialmente, Fábio nos caracterizou como se dá o trabalho do dia a dia, pontuando que, como em todos os outros setores do time, no gol os treinamentos possuem, sim, uma rotina de atividades pré-definida, mas que tudo perpassa pelo adversário.
“O nosso dia a dia se trata de um trabalho de aperfeiçoamento das partes técnica, tática e física. Tudo de acordo com a competição e a fase da competição que estamos disputando. Para isso, nós levamos em conta os estudos do adversário, pontos fortes e fracos, tudo de acordo com o trabalho dos outros membros da comissão”, citou.
Nos últimos anos, o futebol tornou-se ainda mais dinâmico. Atacantes precisam marcar a saída de bola e, nos momentos de posse, goleiras têm de iniciar os movimentos ofensivos em saídas com os pés. Na parte tática, as arqueiras do Time do Povo trabalham diariamente momentos em que lançamentos longos e saídas curtas são simuladas, fazendo com que a saída de bola do alvinegro seja a mais qualificada possível nos jogos.
“No trabalho tático a gente precisa privilegiar muito a construção de jogadas com trabalhos de passes curtos e longos. Nos momentos em que estamos somente com as goleiras, os treinamentos são de menor movimentação, mas quando as goleiras estão agrupadas das demais atletas do elenco, a gente consegue desenvolver um pouco mais essa questão do trabalho com os pés”, disse.
Variação na meta
Há quem diga que a titularidade no gol é pertencente a alguém de extrema confiança do treinador do time e do preparador de goleiras da equipe. É inegável que esta é uma afirmação que contém um fundo considerável de verdade. Ainda assim, no Ceará, todas têm o mesmo nível de confiança por parte da comissão. Nesta primeira fase, três atletas tiveram a oportunidade de defender a meta do Mais Querido.
Ellen jogou os quatro primeiros jogos, enquanto Bruna e Suyanne se revezaram na quinta partida da competição estadual. Fábio nos salientou que esse rodízio é um fruto dos treinamentos de todos os dias, uma vez que todas realizam os mesmo trabalhos durante a preparação para os jogos.
“Quando a gente contrata a gente não tem camisa 1 ou camisa 12. Não tem titular e nem reserva. A Ellen jogou a maioria dos jogos, mas foi muito bom ver a Bruna e a Suyanne em campo. Todas trabalham de uma mesma forma, estão focadas igualmente e, com isso, o Ceará só tem a ganhar”, avaliou.
Como já citamos, o Ceará é o dono de uma das melhores defesas do Campeonato Cearense. Nos cinco primeiros jogos, apenas um gol sofrido. Ainda que o bom desempenho das goleiras do Time do Povo tenha sido fundamental para esse feito, Fábio nos pontuou que o principal motivo para que os treinamentos venham surtindo efeito é o trabalho em equipe de todos os membros do futebol feminino alvinegro.
“O nosso trabalho em equipe fez com que tomássemos somente um gol na competição. Diferente do que muitos podem pensar, nós nos preparamos para isso, foi algo extremamente programado. Nossa programação era não tomar nenhum gol, aconteceu e isso é consequência, mas o trabalho em equipe que vem sendo feito, rende bons resultados”, finalizou.
Vale ressaltar que, caso não tome gols na fase de semifinais, o Alvinegro estará garantido na decisão do Campeonato Cearense, uma vez que possui a vantagem de jogar por dois resultados equivalentes.
Em preparação
O Mais Querido segue trabalhando para enfrentar o Guarany de Sobral nas semifinais do Estadual. A quinta-feira foi de treinamentos no período da manhã. A exemplo das demais atividades da semana, o grupo trabalhou no estádio da Unifor.
Na última quarta-feira, 10/11, a Federação Cearense divulgou uma data inicial para o primeiro jogo do confronto. A partida está marcada para a terça-feira, 16/11, às 15h, no Junco.
Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.