Foto: Fernando Ferreira/Ceará SC

Eles constroem ídolos, formam vilões e mexem com a cabeça, o coração e todas as emoções de um torcedor. Clássicos são, talvez, o ápice da passionalidade no futebol. Embates marcados pelas festas de duas torcidas rivais e que se unem apenas para a formação dos confrontos que são peças fundamentais para que o futebol seja algo tão apaixonante.

Na próxima segunda-feira, o Ceará entrará em campo para o primeiro Clássico-Rei do Campeonato Cearense de Futebol Feminino 2021. Para entrar no clima, o cearasc.com conversou com o treinador alvinegro, Erivelton Viana, experiente no confronto dentro de campo, mas que se prepara para seu clássico à frente da equipe feminina do Time do Povo. 

Ao falar do confronto, o treinador das Meninas do Vozão o caracterizou como distinto em relação aos demais. Segundo ele, o peso das camisas é determinante para este fato. 

“Realmente é um jogo diferente. É óbvio que a gente precisa respeitar todos os adversários, são grandes instituições, mas quando se fala de Clássico-Rei, a gente fala das duas maiores forças do estado e do campeonato. São duas camisas de peso e, realmente, é um ambiente diferente”, avaliou. 

Além disso, Erivelton pontuou que essa rivalidade vem desde o início de todo atleta no futebol, salientando que esse tipo de confronto vale bem mais do que apenas uma vitória. 

“Desde as primeiras categorias da base, já está enraizada a questão do clássico. É um jogo à parte no campeonato e um jogo desses não vale somente os três pontos, mas sim, muitas outras coisas. É claro que a vitória é o mais importante, mas um jogo assim vale bem mais”, disse. 

Preparação diferenciada

Se estamos falando de um jogo diferente dos demais, a preparação também deve ser especial. Deste modo, entrar em campo com a cabeça tão pronta quanto o corpo é fundamental para o sucesso ao final dos 90 minutos. 

“A gente tem um grupo experiente, em sua maioria. Tem gente mais nova e que ainda não disputou clássico e ainda não tem a dimensão do jogo, mas a maioria das meninas é muito experiente. Em um jogo como esse, a parte psicológica é até mais importante do que a física e técnica. Tendo uma cabeça forte, você está muito próximo da vitória, então, indo para um jogo desses com o psicológico preparado, com a cabeça pronta, você entra em campo bem mais tranquilo para poder fazer aquilo que foi treinado durante a semana”, afirmou. 

Somente pelos estudos para que ocupasse o cargo em que se encontra, Erivelton já teria conhecimento o suficiente para falar sobre o assunto. Acontece que o treinador das Meninas do Vozão viveu o Clássico-Rei em campo. Ao todo, vestindo a camisa do Time do Povo, Erivelton entrou em campo em sete clássicos. Destes, quatro tiveram vitória do Vozão, um terminou empatado e outros dois resultaram em derrotas. Números que fazem com que o ex-zagueiro tenha mais de 60% de aproveitamento em jogos diante do maior rival alvinegro. 

“Eu não lembrava exatamente dos números, sabia que havia vencido mais do que perdido, mas é sempre bom relembrar esse tipo de coisa. Certas coisas na nossa vida não têm explicação, somente são vividas”, pontuou. 

Sem nenhuma dúvida, o clássico mais marcante de Erivelton com a camisa do Ceará aconteceu no dia 25/02/12. A Arena Castelão em obras deu lugar ao PV que, lotado, foi palco para um clássico daqueles que ficam marcados no peito dos torcedores. 

Era Campeonato Cearense, ainda em sua fase classificatória. Aos 32 minutos, o zagueiro Daniel Marques saiu lesionado. Em seu lugar, entrou o então atleta Erivelton. 15 minutos depois, após cobrança de escanteio de Rogerinho e desvio de Romário no primeiro pau, Erivelton surgiu por trás da marcação para empurrar para as redes a bola que decidiu o placar final do confronto. 

“Graças a Deus eu tive a felicidade de marcar um gol em um Clássico-Rei. Você jogar um clássico já é uma oportunidade ímpar, mas você fazer gol é um gol importante, fica eternizado na memória e marca a carreira. Muitas atletas me perguntam sobre o gol, sobre a sensação de marcar em um clássico com o estádio lotado como estava e eu sempre digo que, se aconteceu comigo, amanhã pode ser com vocês”, comentou.

 Para isso, certos pontos são fundamentais. Alegria em estar em campo, confiança no que foi feito e, como já citado, pensamento forte. Unindo esses fatores, a vitória fica mais próxima de Porangabuçu e, com isso, a chance da Nação Alvinegra estar comemorando após o apito final. 

“Todas sabem do tamanho do jogo, da importância de vestir uma camisa como a do Ceará, mas é o momento delas. Tem que ter alegria, tem que ter confiança e tem que desfrutar do momento. Com a graça de Deus, vamos fazer um bom jogo e, ao final, estar comemorando uma vitória todos juntos”, citou. 

O Vozão encara seu rival na tarde desta segunda-feira, 25/10, na Cidade Vozão. Você confere toda a cobertura do jogo aqui em cearasc.com e na Vozão TV.

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC