Foto: Miguel Locatelli/cearasc.com

Nas disputas de alto nível do futebol atual, a homogeneidade em um elenco é algo fundamental na busca dos objetivos de equipes que sonham grande. Em condições normais, isso já é de extrema importância, nos moldes atuais, em que o intervalo entre as partidas está reduzido e a maratona de jogos pesada para todos os clubes, ter um grupo qualificado em todas as suas peças se torna ainda mais importante. 

No comando do Ceará desde março de 2020, Guto Ferreira é um dos treinadores que há mais tempo se mantém em seu cargo e tem um trabalho de destaque no futebol nacional. Uma das provas de que o treinador tem ‘o grupo na mão’ é a quantidade de gols que o Vozão marcou com atletas que Guto acionou durante os jogos. 

Desde a chegada do treinador, o Time do Povo já marcou 24 gols com atletas que começaram no banco e foram colocados por Guto na partida. No período, o Vozão já conquistou sua segunda Copa do Nordeste, chegou às quartas de final da Copa do Brasil 2020 e fez sua melhor campanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, o que levou o Vozão à disputa da Copa Sul-Americana 2021. 

Nestas disputas, os gols marcados por atletas que vinham do banco sempre foram importantes, afinal é impossível não lembrar do gol marcado por Mateus Gonçalves no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste de 2020 ou da arrancada de Saulo na última rodada da Série A 2020. 

O último destes gols veio na tarde de hoje, no primeiro jogo da decisão do Nordestão de 2021. Jael, que havia acabado de entrar, bateu falta da intermediária, contou com um desvio na barreira e colocou o Time do Povo na frente da disputa pela taça do principal campeonato regional do país.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC