Lucas Oaks está à frente do setor de Fisiologia do Ceará Sporting Club há seis anos
(Foto: Christian Alekson / cearasc.com)

Há seis anos à frente do setor de Fisiologia do Ceará Sporting Club, Lucas Oaks foi convocado pela segunda vez para fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-17. No ano passado, o fisiologista fez parte do grupo que disputou a Copa México das Nações, quando o Brasil ficou em terceiro lugar. Desta vez, Oaks defenderá a Seleção Sub-17, na Copa do Mundo do Chile, em outubro.

A apresentação de atletas e comissão técnica acontece no dia 28/09 (segunda-feira), na Granja Comary, o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro/RJ.

Com exclusividade, o fisiologista falou com o Cearasc.com sobre mais esta oportunidade de defender o Brasil em uma competição internacional. “Sem dúvida nenhuma, representar o seu país em uma competição mundial é o ápice de todo profissional. Ainda mais se tratando de um campeonato com essa importância, que é o Mundial FIFA desta categoria", disse.

Lucas Oaks ainda fez questão de contar como será o seu trabalho com a Seleção Sub-17. "Nossa função será de aplicar testes durante a fase preparatória, diagnosticando a parte física dos atletas e o perfil físico do grupo... Durante o período de competição, faremos um acompanhamento de massa corporal, para entrar com a suplementação necessária. O importante é que cada jogador esteja apto a desenvolver o seu melhor em cada partida disputada”, explicou.

O preparador físico do Palmeiras/SP, Thiago Maldonado, e o fisiologista da Granja Comary, Guilherme Passos, compõem, juntamente com Lucas, o trio da Fisiologia da Seleção Sub-17. Em março deste ano, no Campeonato Sul-Americano Sub-17, torneio esse que é classificatório para o Mundial, o Brasil foi o campeão.

No Mundial do Chile, a Canarinho faz parte do Grupo B e tem estreia na competição marcada para o dia 17/10 (sábado), diante da Coreia do Sul, às 19 horas, no Estádio Coquimbo. Os demais jogos do Brasil na fase de classificação serão contra a Inglaterra, no dia 20/10 (terça-feira), e Guiné, em 23/10 (sexta-feira).

No Chile, a Seleção Sub-17 será comandada pelo técnico Carlos Amadeu, que divulgou, no começo da tarde desta quinta-feira, 16/09, a lista dos 23 relacionados para a competição:

Goleiros: Juliano (Atético/PR); Gabriel (Flamengo/RJ) e Lucas (Cruzeiro/MG);
Zagueiros: Léo Santos (Corinthians/SP); Ronaldo (Cruzeiro/MG); Éder Militão (São Paulo/SP); Nuno (Avaí/SC) e Zé Marcos (Atlético/PR);
Laterais: Kleber (Flamengo/RJ); Dodô (Coritiba/PR) e Rogério (Internacional/SC);
Meias: Makton (América/MG); Guilherme (Santos/SP); Liziero (São Paulo/SP); Andrey (Vasco/RJ); Geovane (Vitória/BA); Lincoln (Grêmio/RS) e Matheus (América/MG);
Atacantes: Evander (Vasco/RJ); Luis Henrique (Botafogo/RJ); Eron (Vitória/BA); Arthur (Santos/SP) e Leandro (Ponte Preta/SP);