Foto: Divulgação

Respeito aos processos e austeridade financeira são termos quase que utilizados como mantra dentro do Ceará Sporting Club. Em nítida ascenção no futebol nacional dentro e fora das quatro linhas, o Time do Povo chama a atenção de todos os envolvidos no futebol brasileiro. Desde aqueles que sentam frente à TV de suas casas para assistir uma partida do Campeonato Brasileiro, aos maiores investidores e especialistas em investimentos do futebol nacional. 

Na última semana, uma nova evidência do crescimento do Time do Povo veio à tona. Após estudo realizado pela Ondina Investimentos, empresa especializada em assessoria financeira especializada em suporte estratégico financeiro independente, o Mais Querido foi apontado como o 13º time mais atrativo para investimentos no cenário nacional. 

A pesquisa objetiva traçar um panorama do futebol brasileiro, apontando aos investidores quais os clubes devem ser observados de uma maneira mais minuciosa, visando a rentabilidade das duas partes à médio e longo prazo. 

No levantamento, são levados em conta fatores como o desempenho financeiro das equipes, o desempenho esportivo (pautado naqueles títulos que o clube venha a ter conquistado no período que compreende a pesquisa), momento esportivo (baseado no ranking de clubes da CBF), estrutura do clube (CT, estádio etc) e PIB e população da cidade e do estado que o clube esteja inserido. 

Além disso, a empresa realizou um recorte nos quarenta clubes das séries A e B do futebol nacional, levando em conta para o estudo, aqueles que divulgaram balanços financeiros entre os anos 2018 e 2020. 

Levando em conta os indicadores acima, o Ceará é, segundo a pesquisa, o 13º clube do Brasil mais atrativo para investidores. 

No levantamento, o clube é destacado pelo baixo endividamento (terceiro do país), por sua alta lucratividade no período (sétima do país) e grande rentabilidade (oitava do Brasil). Além disso, o clube é o quinto colocado geral nos indicadores financeiros do período que compreende a pesquisa (2018 - 2020). 

Em entrevista ao cearasc.com, Arthur Machado, sócio da Ondina Investimentos, salientou que o Ceará chama a atenção no mercado do futebol nacional pelo ótimo desempenho do clube quanto às suas finanças e, ressaltou a importância disso mesmo em um ano atípico como o de 2020. 

“O principal trunfo do Ceará é o desempenho financeiro. Esse ano, o clube apareceu como o terceiro clube do Brasil de menor endividamento, sétimo em lucratividade e oitavo em rentabilidade. Ótimos números. O que chama a atenção é que, mesmo em um ano complicado para todos, o clube evoluiu na pesquisa, o que é um sinal do excelente trabalho que vem sendo feito”, pontuou.

Também é importante que ressaltemos que a pesquisa leva em consideração outras modalidades com que o clube trabalhe. No Ceará Sporting Club, a exemplo do futebol profissional, o trabalho nas categorias de base, no futsal e no futebol feminino são os mais profissionais possíveis, fazendo com que a expansão do clube nestas áreas seja altamente significativa nos últimos anos. 

Clube mais vencedor do estado e uma das agremiações mais vencedoras da região Nordeste, o Ceará Sporting Club é o líder da região no levantamento da Ondina Investimentos. 

Dados como estes e o crescimento do clube como equipe e como marca, fazem do Ceará uma realidade do futebol nacional, hoje. O processo é longo e requer muito trabalho daqueles que fazem o clube, mas como já citado nesta reportagem, o respeito a ele e a seriedade com que se realiza o trabalho fazem com que o caminho traçado seja o mais promissor possível.

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC