Divulgação/cearasc.com

Há pouco mais de dois anos, mais precisamente em janeiro de 2019, o Ceará firmou parceria com a empresa de gestão e assessoria de projetos esportivos, Fity, para desenvolvimento da expansão de rede de escolas Fábrica de Craques.

“A Fity desenvolveu uma parceria com o clube, no começo de 2019, para auditoria da sua escola, Fábrica de Craques, para que a gente implantasse diversas ações para torná-la uma das maiores do país. E, a partir daí, a gente começasse a comercializar o licenciamento, que é a expansão para outros estados e, até mesmo, para outros países. Estamos lançando esse projeto de excelência, agora, com várias ações que foram implantadas e nós não temos dúvidas que o Ceará estará entre as melhores escolas do Brasil", afirmou Luiz Rigolin, fundador da Fity.

Quando o Ceará Sporting Club, junto com a sua diretoria, entrou em contato com a empresa de assessoria e gestão de projetos, o intuito inicial era entender como a Fábrica de Craques funcionava, naquele momento, e quais melhorias precisavam ser feitas para aprimorar e, só depois, trabalhar em cima da expansão por meio de uma rede de escolas de futebol espalhadas não somente na capital cearense, mas por todo o Brasil e, quem sabe, pelo mundo.

“Agora, depois de todo esse estudo feito, desde 2019, o nosso intuito é expandir a marca da Fábrica de Craques para fora da capital. Investimos na assessoria da Fity para que possamos também revelar novos atletas e aumentarmos nosso leque em todo o país. Estamos felizes com esse novo projeto, que já é uma realidade para o Ceará Sporting Club, afirmou o presidente, Robinson de Castro.

Com a chegada da Fity, o Ceará dá um grande passo para a profissionalização do trabalho, que já é realizado pela Fábrica de Craques. Vale frisar que, pela visão comercial da parceria, as escolas da capital cearense serão todas administradas pelo próprio clube. As demais serão licenciadas.

“Para que todos possam entender melhor. O licenciamento será comercializado em todo o Brasil e em qualquer lugar do mundo, mas na capital cearense, as escolas serão todas do Ceará, não havendo assim comercialização de licenciamento”, explicou Luiz Rigolin, da Fity.

Além do desenvolvimento das crianças, as escolas também tem como objetivo revelar novos craques para o clube. “Estamos, mais uma vez, profissionalizando os departamentos. Não tenho dúvidas que a importância da escola, em uma equipe de futebol, é o primeiro passo para que possamos conseguir atletas. Então, nós teremos a parceria com a base, tanto no campo, como no futsal. Queremos formar não só atletas, mas cidadãos também”, falou o diretor de futebol, Eduardo Arruda.

Alan Uchôa, zagueiro, revelado pela Fábrica de Craques, chamado para ingressar nas categorias de base, campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020, e, no seu 11º ano no clube, contou, com emoção, sobre a sua trajetória até aqui. “Eu comecei muito novo e todas as oportunidades que eu tive até hoje, eu sou grato à escolinha, hoje, escola de futebol. É muito importante esse crescimento do clube e o investimento nesse projeto que revela atletas e forma pessoas”, afirmou. 

De janeiro de 2019 até aqui, foram um pouco mais de dois anos focados na remodelagem da Fábrica de Craques, que resultaram em 18 ações inovadoras:

• Criação do Centro de Treinamento Avançado (CTA) para os alunos que se destacarem nas aulas;
• Monitoramento da categoria de base do Ceará do Centro de Treinamento Avançado (CTA);
• Aumento da participação de campeonatos externos;
• Criação do Núcleo de Estudo Aplicado em Futebol (NEAF);
• Desenvolvimento da Metodologia Fábrica de Craques;
• Sistema de contratação de professores apenas por concurso;
• Sistema de treinamento de professores para a utilização da Metodologia Fábrica de Craques;
• Aulas padronizadas de acordo com a Metodologia Fábrica de Craques;
• Avaliação técnica do aluno na primeira aula para a separação das turmas de acordo com o nível;
• Avaliação técnica e tática anual para o monitoramento do desenvolvimento dos alunos;
• Turmas com no máximo 25 alunos;
• Aula específica para goleiro (além da aula normal);
• Aula de futebol feminino;
• Aula de funcional soccer para alunos de 14 a 17 anos de idade;
• Desenvolvimento de temas referentes à cidadania como meio ambiente, racismo e higiene;
• Palestras anuais para os pais sobre plano de carreira esportiva e educacional dos alunos;
• Aprimoramento do sistema de atendimento e pós-atendimento da secretaria;
• Implantação do software de gerenciamento da escola;

É importante lembrar que a Fity prestou assessoria para a remodelagem de um projeto que já existia. O papel da empresa de gestão não é fazer o trabalho da comercialização das escolas com o Ceará, mas sim uma reestruturação do que já vinha sendo executado.

“A Fity presta essa assessoria para que o Ceará consiga fazer a comercialização da escola fora da capital cearense. A nossa empresa fez uma remodelagem do projeto, com todas essas ações citadas acima, para que o próprio clube consiga comercializar esse produto que tende a dar grandes e bons frutos”, explicou Luiz Rigolin, fundador da Fity.

Se você tem interesse em licenciar sua escolinha e fazer parte desse projeto da Fity com a Fábrica de craques, entre em contato através dos telefones:
(85) 3038-8058 (Somente whatsapp) - Fábrica de Craques;
(85) 3038-8080 (Para chamadas) – Recepção do Clube;

Para mais informações acesse: cearasc.com/home e fity.com.br

Mari Rios - Departamento de Comunicação Ceará SC