Diretor de base, Israel Portela fala sobre o trabalho desenvolvido na Cidade Vozão

Desde janeiro de 2020 no comando do departamento de futebol amador do Ceará Sporting Club, Israel Portela, que chegou para substituir Eduardo Arruda quando este assumiu a diretoria de futebol, viu muita coisa mudar na Cidade Vozão e nas categorias de base.
Seu trabalho em prol de uma melhoria contínua e sua dedicação incondicional ao departamento de sua responsabilidade no Alvinegro foram coroados pelo título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2020.
Categoria essa que sintetiza muito da atual sinergia entre departamentos profissional e amador. Intensificada pela pandemia, a utilização cada vez mais frequente de garotos formados no CT Luís Campos tem sido destaque na imprensa local e nacional e uma das diversas alternativas encontradas pelo clube para potencializar seus resultados desportivos e financeiros.
Sobre o momento e planos, o Diretor Israel Portela conversou conosco e, além de um retrospecto, ofereceu sua perspectiva sobre o trabalho realizado na Cidade Vozão e falou das melhorias em sua infraestrutura.
Ceará SC: Num breve retrospecto, como você contaria ao torcedor alvinegro os últimos acontecimentos desde o início dessa temporada, após o título nacional de aspirantes?
Israel Portela: Bem, iniciamos 2021 recebendo a notícia da saída do Armando, que em 2019 iniciou a criação e desenvolvimento da base do Ceará.
Fizemos diversas entrevistas e chegamos ao nome do André Figueiredo, para dar seguimento ao trabalho iniciado pelo ex-coordenador.
Sofremos, novamente, com a parada por conta da pandemia. Deixamos o Sub-17 e o Sub-20 em sistema de bolha, sem poder sair do centro de treinamento e liberamos as categorias mais jovens.
No Sub-17 e Sub-20, os treinadores que eram recém-chegados, conjuntamente com o André, puderam traçar o diagnóstico dos elencos e dar início às suas atividades.
Após o retorno do Sub-15, tivemos a visita de um captador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, posteriormente, tivemos a convocação do nosso zagueiro Rhuan Pedro.
O Sub-17 não fez um bom Campeonato Brasileiro este ano, do ponto de vista de pontuação, mas realizou grandes jogos contra equipes que há muito tempo investem na base.
O Sub-20, por sua vez, está tendo um bom início de Brasileirão e vem, inclusive, utilizando diversos jogadores novos, do ano de 2004, 2003 e 2002, por exemplo.
Estamos procurando cada vez mais melhorar nossa captação de jovens jogadores para que eles possam ser desenvolvidos dentro da metodologia do Ceará desde cedo.
Ceará SC: Você citou os profissionais recém-chegados. Quem são e como você enxerga o trabalho coletivo dessa equipe?
Israel Portela: Os 3 profissionais recém chegados estão fazendo um trabalho de grande qualidade. O André Figueiredo com uma visão muito ampla de todos os aspectos da formação, nutrição, infraestrutura, elencos e modelo de jogo.
O Juca com uma grande capacidade em dar rodagem aos atletas e alternância de treinamentos.
O Álvaro se utilizando do seu vasto conhecimento teórico para desenvolver os jogadores mais novos.
Ceará SC: Além da reforma nos gramados da Cidade Vozão e do novo sintético que proporcionará mais dinâmica aos treinamentos do elenco, já temos melhorias concluídas no refeitório do CT, com a construção de uma sala dedicada ao departamento de nutrição anexa ao ambiente. Na visita do prefeito de Itaitinga ao local, Robinson destacou que tais obras eram prioridades no orçamento de 2021. Como enxerga essa evolução de infraestrutura?
Israel Portela: As reformas visam cada vez mais melhorar a infraestrutura da Cidade Vozao. Com a construção do campo sintético, poderemos descansar os campos de grama, se preparar para jogar contra equipes que já utilizam campo sintético e aumentar nossas avaliações de jovens valores.
Tudo isso nos coloca na vanguarda do futebol cearense. Temos sido reconhecidos local e nacionalmente por empresários e instituições da sociedade civil, não por menos.
Ceará SC: Reflete-se isso no acesso mais frequente de jogadores da base ao profissional.
Israel Portela: Exato. Os setores do profissional e da base estão cada vez mais integrados, nutrição, academia, preparação física e fisiologia. Os executivos de futebol tanto da base quanto do profissional dialogam semanalmente visando esse intercâmbio.
Ceará SC: Por falar nisso, temos tido boas atuações dessa garotada no profissional. Qual o sentimento da diretoria para com os profissionais da base?
Israel Portela: É muito satisfatório você acompanhar atletas que passaram pela base há pouco tempo decidindo jogos no profissional.
Como eu sempre gosto de ressaltar, a categoria de base deve ser um política do clube, independente de gestão. Manter esse nível de investimento na base é um aceno do presidente e toda a diretoria aos profissionais que constroem o CT Luís Campos.
Contamos com o apoio irrestrito do Presidente Robinson, João Paulo, Eduardo Arruda e dos demais diretores.
Futebol de base é um trabalho a longo prazo, mas que, sendo mantido e recebendo investimento, em um curto espaço de tempo pode nos proporcionar cada vez mais jogadores úteis ao departamento profissional, nos dando resultados esportivos e financeiros positivos.
Felipe Glauber · Departamento de Comunicação - CSC
Faça seu cadastro no VozaoID.com, é a sua conta única para todo o universo do Ceará Sporting Club. Com ela, você terá uma experiência cada vez mais personalizada.