Foto: Arquivo Pessoal

Álvaro Martins é nome de dois grandes cearenses. Um foi poeta gonçalense da século XIX, patrono da cadeira número 2 da Academia Cearense de Letras. Segundo conta Barão de Studart em seu Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense, foi autor admirado pelo escritor português Eça de Queiróz. Outro grande cearense de nome Álvaro Martins é o treinador de futebol que chega para assumir o comando da categoria Sub-17 do Vozão.

O profissional é conhecido do torcedor Alvinegro pelo trabalho que realizou na categoria Sub-15 até o final da temporada 2019. Em 2020 assumiu o Sub-20 do Floresta EC, clube pelo qual foi campeão cearense da categoria. Juca Antonello, ex-volante alvinegro que chegou para assumir a categoria Sub-17 este ano, assume a categoria Sub-20.

Álvaro retoma o trabalho que iniciou em sua última passagem, haja vista que o elenco Sub-15 que deixou em 2019 se manteve em boa parte no plantel do clube e hoje são jogadores da categoria que irá treinar.

Sandro Queiroz, Gerente das categorias de base, contou sobre suas expectativas com o retorno do técnico. "O treinador chega para agregar ao grupo de grandes treinadores da base do Vozão. Estudioso, pós-graduado em Portugal, o profissional volta ao clube com a experiência de ter dirigido e conquistado um importante título com o Sub-20 do Floresta", exaltou Sandro.

O Diretor de Futebol das categorias de base, Israel Portela, na chegada do treinador, fez as honras da casa e também falou com o CearáSC.com: “Dentro do clube foi unânime a opinião de que Álvaro é um profissional gabaritado. Após sua passagem pelo Ceará, resolveu ir para o Floresta e lá acumulou as funções de coordenador técnico da base e treinador do time Sub-20. Logrou êxito no estadual da categoria amadora e também classificou a equipe para a segunda fase da Copa do Brasil. Com a oportunidade que surgiu dentro do clube, resolvemos fazer o convite, pois é um nome que me agrada, agradou o presidente Robinson e também ao novo coordenador técnico, André Figueiredo. Profissional com um excelente currículo, espero que o Sub-17 faça novamente um Brasileiro competitivo e que contribua na formação dos nossos jovens talentos", destacou o Diretor.

"A equipe é a mesma que trabalhei há dois anos atás. Temos dois jogadores de seleção, o João Victor e o David que eu também já trabalhei no Sub-15 alvinegro. Caso não sejam aproveitados pelo profissional, espero poder fazer um bom trabalho com eles. Vamos em busca dos nossos objetivos, voltar a ser campeões cearenses. É a categoria de maior sucesso na base e esse é um ano para voltarmos ao topo do pódio e conquistar uma inédita classificação no Campeonato Brasileiro Sub-17", comentou o treinador, lembrando também da importância de formar bons atletas para o futebol profissional.

Além de treinador, Álvaro tem livros publicados e é pesquisador do futebol. O profissional é bacharel em Esporte, licenciado em Ciências do Desporto e pós-graduando em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa/MG.

Departamento de Comunicação - CSC