Foto: Matheus Pereira/cearasc.com

Crescendo vertiginosamente no cenário nacional, o Ceará Sporting Club é uma das principais forças do país quando o assunto é a formação de atletas. Nos últimos anos, nomes como Arthur Cabral, Felipe Jonatan e Raúl saíram da Cidade Vozão, passaram pela equipe profissional do Time do Povo e, após se destacarem, tornaram-se nomes ativos no mercado do futebol nacional e internacional. Ultimamente, jovens como David e João Victor seguiram parte deste caminho, destacando-se nas categorias de acesso ao futebol profissional e se tornando peças integrantes do elenco comandado por Guto Ferreira. 

Com investimentos constantes e uma forma de trabalho profissional acima de tudo, o Ceará chama a atenção na prospecção de seus atletas e mais uma prova aconteceu nesta segunda-feira, 24/05. O Observador Técnico e Coordenador de Captação das categorias de base da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Perlingeiro, esteve na Cidade Vozão, centro de treinamentos da base alvinegra, para uma sessão de observação dos treinamentos realizados durante o dia de hoje. 

Em meio à sua visita, Ricardo conversou com exclusividade com o cearasc.com e contou sobre suas percepções do que encontrou naquele que é um dos principais equipamentos de formação de atletas do futebol brasileiro na atualidade. 

Inicialmente, Ricardo explicou que o trabalho de captação da CBF é realizado de maneira igualitária em todos os clubes e que este tipo de visita às instalações das equipes do futebol nacional têm como objetivo entender se a estrutura física das agremiações atende àquelas necessidades que os atletas que venham a ser convocados têm. 

“Antes de mais nada quero agradecer ao presidente Robinson de Castro, ao André, Coordenador Técnico, e ao Sandro, Gerente da base do Ceará, pela recepção que estou tendo aqui no CT. Estou muito contente em poder observar o trabalho de excelência que é realizado aqui no Ceará. Nosso processo de observação técnica é, principalmente, para ter um contato in-loco com as comissões técnicas e acompanhar os desenvolvimentos de todas as categorias que tenhamos atletas com possíveis convocações e é esse o meu trabalho aqui: para estar acompanhando as categorias do clube e monitorando atletas que possam ter uma possível convocação para a Seleção Brasileira”, explicou. 

Como já citado anteriormente, o processo de crescimento do Ceará Sporting Club no âmbito nacional é uma realidade. Ao falar sobre este assunto, o Coordenador de Captação da CBF afirmou que isso tudo não acontece fortuitamente, mas sim, é fruto de um trabalho sério e determinado na busca do crescimento do Vozão. 

“Nada acontece por acaso. Me explicaram todo o funcionamento do clube, desde o acompanhamento nutricional, passando pelo suporte dos fisioterapeutas, analistas de desempenho e profissionais de captação. Todo esse suporte é importante para que o trabalho aconteça neste nível de excelência, não só do aspecto do nível de profissionais, mas também pela estrutura que encontrei aqui. Campos, academia, piscina, alojamento, refeitório e, em breve, novos equipamentos para qualificar ainda mais essa estrutura”, pontuou. 

Como não poderia ser diferente, Ricardo utilizou muito do tempo em que esteve na Cidade Vozão para conversar com membros das comissões técnicas que trabalham no local e assistir a treinamentos das categorias lá alocadas. Ao comentar sobre o que viu, o profissional da entidade máxima de nosso futebol, que pôde acompanhar treinamentos das categorias SUB-14, Sub-15 e Sub-20, se disse contente com o nível encontrado nas atividades. 

“Achei muitos atletas interessantes, que têm qualidade técnica. Viemos observar com um pouco mais de atenção  a categoria 2006 e eu fiquei muito contente com o que eu vi, quanto à qualidade dos garotos”, salientou. 

Para além de taças
No trabalho de formação de atletas, se observa, é claro, o resultado das partidas e competições, mas não se pode determinar o sucesso apenas por esse aspecto. Mesmo tendo a base mais vitoriosa do Nordeste nos últimos anos, o Ceará busca, além dos títulos, que os jovens ali formados tenham qualidade e maturidade para que, se necessário, possam ajudar quando acionados pelo time profissional. Segundo Ricardo Perlingeiro, esta é a forma mais correta de se trabalhar, uma vez que, assim, o atleta chegará à equipe profissional o mais bem preparado possível. 

“O que todos esperam é um time vencedor, formador e revelador. Mas esse acaba não sendo o principal, mas sim formar atletas para o profissional. Em algumas situações, o título não vem, mas você está formando esse atleta. É importante que, como é feito aqui, o atleta, desde a base, crie uma identidade com o clube, para que chegue o mais preparado possível para o profissional”, ressaltou. 

Por fim, ao ter como o exemplo o jogo diante do Bolívar, partida em que o Alvinegro se utilizou de diversos jogadores formados na Cidade Vozão, e saiu de La Paz sendo a primeira equipe brasileira a não sofrer gols na capital boliviana, Ricardo caracterizou a situação como uma verdadeira conquista. 

“Um grande título para um clube é que ele possa jogar competições profissionais com jogadores formados nas categorias de base. Ele pode até não ter vencido inúmeros títulos na base, mas ele cresceu como atleta, evoluiu e ajudou o time profissional. Isso não acontece do dia para a noite, é um trabalho de longo prazo e tratando de base, até pelo momento que a gente vive hoje, você poder colocar atletas Sub-23, Sub-20, Sub-17 no time profissional e eles darem conta do recado, é uma vitória enorme para quem trabalha com base”, finalizou

Sandro Queiroz, Gerente das Categorias de Base do Ceará, não poupou elogios ao trabalho de Ricardo Perlingeiro e relembrou a visita de uma comitiva da CBF na temporada passada. 

“De 2019 para cá houve um crescimento programado e extremamente relevante nas categorias de base do Ceará. O presidente Robinson de Castro, junto da diretoria, traçou isso como meta e a gente vem em uma evolução notória. Vamos para o segundo ano de disputas nacionais nas categorias Sub-17 e Sub-20, no segundo ano de disputas no Sub-23 chegamos à uma conquista e isso tudo é importante, mas sempre frisando que o principal é a formação do atleta. Tornando-o um atleta mais próximo do que o profissional precisa. É isso que vai trazer retorno esportivo e financeiro para o clube lá na frente”, disse. 

Em 2020, Eduardo Patetuci, treinador das categorias Sub-16 e Sub-18 da Seleção Brasileira esteve na Cidade Vozão acompanhando os trabalhos. De lá para cá, o meia David e o atacante João Victor foram chamados para a Seleção Brasileira Sub-17, o que mostra a importância de períodos de observação como o realizado por Ricardo Perlingeiro nesta segunda-feira, 24/05. 

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC