Foto: Felipe Santos/cearasc.com

O Ceará Sporting Club teve mais uma atleta de seu elenco feminino convocada para uma categoria da Seleção Brasileira de base. A atacante Tainara, artilheira do Mais Querido na última edição do Campeonato Brasileiro Sub-18, já está em Brasília, onde participa de um período de treinamentos preparatórios para o Sul-Americano da categoria. Antes que Tainara viajasse, o cearasc.com bateu um papo exclusivo com a jovem e conta um pouco da história da atleta. 

Tainara é natural de Morada Nova, interior do Ceará. Muito jovem, junto de sua família, a atleta foi morar em Quixadá, outra cidade de nosso estado. Além da companhia da mãe e dos quatro irmãos, Tainara carregava consigo a paixão pelo futebol onde ia e, assim, chegou à capital cearense. Naturalmente talentosa, a atacante chamava a atenção onde quer que estivesse jogando e, assim, fazia com que as oportunidades aparecessem naturalmente

“Eu sou de Morada Nova, no interior do Ceará e jogo futebol desde muito pequena. Quando eu tinha 12 anos, fui morar em Quixadá. Lá, jogando um torneio, me chamaram para jogar em Pacajus e, nesse campeonato, o professor de uma escola aqui da capital me chamou para jogar futsal com ele. Na  época, tive a chance de jogar em uma Areninha, um olheiro me viu e me chamou para um time de futebol de campo. Depois disso, não parei mais”, afirmou.

Em todas as etapas, Tainara tinha a companhia dos membros de sua família. Filha de agricultores, a jovem nos conta que o seu anseio é fazer com que o futuro que o futebol pode lhe proporcionar seja determinante, também, na vida dos pais e de seus quatro irmãos. 

“O futebol é e sempre foi meu sonho. Eu sei que o que eu faço é totalmente diferente de todos da minha família e meu objetivo é ajudá-los. Meus pais são agricultores, meu irmão trabalha em uma cidade do interior e minhas irmãs trabalham em casas de família. Sei que o futebol pode me ajudar a proporcionar um futuro melhor para todos eles e é o que eu quero. Minha família sempre me apoiou em tudo. Todos sempre estiveram ao meu lado nos jogos e eu quero retribuir tudo isso”, contou.

Como toda jovem de sua idade, os sonhos permeiam a cabeça da atacante. Buscando fazer com que as expectativas pessoais e dos outros em seu futebol tornem-se realidade, Tainara se espelha em nomes já consagrados no futebol. No elenco alvinegro, a jovem olha para uma companheira de grupo e, muitas vezes, adversária nos embates dos treinamentos. Olhando para o cenário macro da coisa, a idolatria se volta para a maior jogadora de futebol de todos os tempos. 

“Aqui dentro, minha referência como atleta é a Karen. Mesmo não sendo da minha posição, ela é uma mulher que me inspira. O jeito que ela treina e a forma como ela trata todo mundo faz dela uma inspiração. No futebol como um todo, me espelho muito na Marta”, pontuou. 

Desenvolvendo seu comentário sobre o que aprecia na camisa 10 de nossa seleção, Tainara nos conta que a admiração por Marta vai para além das quatro linhas. As ações da alagoana fora de campo fazem com que os sonhos de que a acompanha sejam verdadeiramente impulsionados . 

“Ver o que a Marta faz dentro e fora de campo faz com que quem acompanha, queira ‘ser ela’. Meu desejo é, assim como ela, poder ajudar muita gente, montar uma associação para ajudar moradores de rua e outras pessoas que precisam. Ver que alguém como ela consegue, faz com que eu me motive sempre mais e não desista de nenhum dos meus sonhos”, disse.  

Como filha daqueles que tiram da terra o seu sustento, Tainara sabe bem que existe o tempo da plantação e da colheita. Ainda jovem, a atleta vê no esforço do dia a dia uma semente para que, no futuro, possa colher os frutos do esforço que imprime atualmente. 

“Eu acordo todos os dias às cinco da manhã. Da minha casa para a sede do clube, eu pego dois ônibus. Aqui, pego o do clube até o local do treino e, na volta, faço o percurso oposto. Pensando nisso tudo, para mim, é uma emoção muito grande estar na Seleção. Se Deus quiser, vou fazer excelentes treinamentos, mantendo os pés no chão. Estou focada e eu tenho certeza que vou dar o meu melhor para ir bem nesse período com a Sub-20, para depois chegar à principal”, finalizou.

Tainara servirá à Seleção Brasileira até o próximo dia 21/09. No período, além de participar de treinamentos diários, a atleta jogará dois jogos-treino na capital federal representando nosso país.  

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicaação - CSC