Foto: Marcelo Caroll

Os adversários do Ceará na primeira fase da CONMEBOL Sudamericana foram definidos em sorteio na última sexta-feira, 25. O primeiro deles será o tradicional time argentino Club Atletico Independiente, com quem joga na próxima terça-feira, dia 5 de abril .

Conhecido pelo Clássico da Avellaneda, que realiza com o Racing, o time Independiente teve seu nome escolhido em uma de suas primeiras reuniões de conselho. Foi quando seu primeiro presidente, Rosendo Degiorgi, ouviu “nada de nos unirmos ao Atlanta (outro time da região), seremos um clube independente” que veio, de súbito, a inspiração para o nome da agremiação. Era o que faltava para a fundação de uma equipe “entusiasta e rebelde”, nas palavras dos próprios torcedores.

Financeira e esportivamente, o clube se estruturou após o investimento de 17 empresários que compraram cotas de 25 centavos, cada, para se associar aos oito primeiros diretores da instituição criada em 1904. Com “bola e carimbo” garantidos, 25 jogadores constituídos, o time se estabeleceu nos arredores de Buenos Aires.

Desde 1904, o time tem um dos históricos mais vitoriosos da América do Sul. É dono do invejável título de “maior campeão da CONMEBOL Libertadores”, copa que rebatizou o estádio do Independiente. Foram sete títulos, ao todo, incluindo um tetra entre os anos de 1972 e 1975.

Entre seus ídolos, Daniel Bertoni e Jorge Burruchaga se destacam pelas conquistas das Copas do Mundo de 1978 e 1986 com a Seleção Argentina de Futebol. Contudo, é de Ricardo "el Bocha" Bochini o coração do torcedor do Diablo Rojo. O jogador foi um meia habilidoso, contemporâneo de - e idolatrado por - ninguém menos que Diego Armando Maradona. No dia 5 de dezembro de 2021, o estádio do clube foi renomeado para Estádio Libertadores da América Ricardo Enrique Bochini, com partida festiva entre Independiente e San Lorenzo para homenagear os feitos do jogador.

Além de “Diablo Rojo” (Diabo Vermelho), outro apelido associado ao time é o “Rei de Copas”, devido aos inúmeros títulos internacionais. Aliás, o time é famoso por ter um número de títulos internacionais maior que suas conquistas nacionais.

Outro feito internacional que poucos conhecem: Neil Armstrong, considerado o primeiro homem a pisar na lua, portava uma bandeira do Independiente na conquista espacial pioneira. Na morte do astronauta, dia 25 de agosto de 2012, o time prestou homenagem, com um minuto de silêncio, antes do compromisso pelo Campeonato Argentino contra o Arsenal.

Atualmente, o time encontra-se na primeira divisão do futebol argentino e terminou a última temporada na 9ª posição. Pela última Copa Argentina 2019-2020, o time caiu no chaveamento de 32.  Na última CONMEBOL Sudamericana, o time caiu para o Santos/SP nas oitavas de final. O Rojo é comandado, atualmente, pelo técnico Eduardo Domínguez, ex-Colón.

Os principais destaques do atual elenco são o goleiro Sebastián Sosa, os meias Leandro Fernandez, Andrés Roa, Lucas Romero, Domingo Blanco e o atacante Benegas.

Departamento de Comunicação - CSC