Felipe Santos / Ceará SC

A nove dias de estrear a agenda de jogos de 2022, o Ceará completou, nessa quinta-feira, 20, 12 dias de preparação de pré-temporada. Após exames médicos na reapresentação, o grupo vive hoje rotina intensa de testes físicos, atividades preventivas, de força e treinos técnicos-táticos em campo. Com a chegada de novas peças ao elenco, o objetivo inicial é, mais do que recondicionar o plantel fisicamente, entrosar a equipe visando o início das competições.

Além dos atletas que subiram das categorias de base ao time principal, o Ceará já anunciou e apresentou oito reforços para esta temporada. Com treinos em dois turnos na maior parte da semana, o trabalho de Tiago Nunes e comissão técnica visa a preparação do elenco para um calendário repleto de muitos jogos. Em 2022, o Vozão tem pela frente cinco competições programadas.

Antes da estreia na Copa do Nordeste, o Ceará realiza jogo-treino contra o Floresta no próximo sábado, 22, em Porangabuçu. “Nesse período inicial, vamos experimentar o máximo de atletas possíveis, vamos rodar bastante o elenco. Que possamos, nesse período de preparação e jogos, ir encontrando a equipe ideal. Logicamente, pensando em toda a temporada”, afirmou Tiago Nunes.

Para o auxiliar Evandro Fornari, a dedicação dos atletas e a possibilidade de intercalar trabalhos físicos e de campo definem o balanço dessas duas primeiras semanas de pré-temporada como positivo. “Estamos felizes pela entrega de todos os atletas. Nesse primeiro instante, priorizamos trabalhos de ‘pequenos jogos’ que exigem muito a questão do comportamento dos atletas. São trabalhos de pressão pós-perda, tomada rápida de decisões, dinâmicas de opção das linhas de passe, desmarcação e finta”, disse.

Dadas as circunstâncias dos dois últimos anos, com calendários de jogos praticamente sem pausas devido à pandemia, a pré-temporada 2022 teve que ser meticulosamente planejada pelo setor de futebol do Ceará. O desgaste acumulado do elenco pela extensa sequência de jogos foi um fator analisado com afinco e de forma totalmente integrada pela comissão técnica do Alvinegro.

De um modo geral, tendo em vista o levantamento dos exames preliminares que revelaram o estado de recuperação do grupo, o retorno dos atletas após as férias foi satisfatório. De acordo com o fisiologista André Martins, os resultados atuais foram melhores que os apresentados na pré-temporada de 2020 e ao fim de 2021.

“Isso mostra que o período de férias foi positivo para recuperar os nossos jogadores. Nesses primeiros treinos, focamos bem no ganho de força e resistência. Temos até três seções durante a semana. Esse é um dos aspectos mais importantes da preparação física. O objetivo é dar uma boa base para toda a temporada”, explicou o fisiologista.

A ideia é que, a partir da próxima semana, os treinos de força migrem para trabalhos com maior potência e velocidade, e, em contrapartida, as atividades de campo, hoje em maior volume, sejam mais curtas e intensas. Serão executados, então, trabalhos de mudança de direção, desaceleração e sprints, visando a transferência da base de resistência de força para movimentos específicos do jogo propriamente.

“O objetivo também destas coletas de pré-temporada é, quando tivermos durante o ano uma sequência de maior desgaste - com atletas apresentando sinais de possível lesão - comparar estes índices obtidos na reapresentação. Dessa forma, teremos uma ideia melhor de como estarão os níveis de cansaço desses atletas”, pontuou Martins.

Com o intuito de elaborar programas de treinamentos preventivos personalizados, testes funcionais também foram aplicados pelo Centro de Saúde e Performance do Ceará. Jogadores que vêm de fora do País, eventualmente desabituados com a rotina frenética de jogos, trabalhos de força intensos e temperatura diferente, merecem monitoramento específico. Com o início dos jogos, as programações mudam e se dividem levando em conta atletas que atuaram ou não.

Israel Simonton
Departamento de Comunicação - CSC