Foto: Ceará SC

Adquirida pelo Ceará Sporting Club em 2014, a Cidade Vozão se tornou uma das maiores referências quando se fala em Centro de Treinamentos voltados para a formação de atletas. Hoje, 10 anos depois da compra do equipamento, o Alvinegro celebra o reconhecimento de ser considerado o clube de melhor base do Nordeste por cinco anos consecutivos, os títulos das categorias de base e os atletas que saíram da Cidade Vozão para o time profissional do Mais Querido e para outros clubes do mercado nacional e internacional. 

Uma nova história
Quando comprado pelo clube, o então CETEN ofereceu ao Mais Querido um salto de produção quando se fala dos trabalhos de formação de atletas. O amplo espaço do CT aliado à mentalidade dos gestores da base alvinegra desses 10 anos fizeram com que o clube crescesse em estrutura para que, deste modo, pudesse revelar os nomes que saíram do CT para o futebol profissional. 

Crescimento
Em 10 anos, o Ceará promoveu a construção de dois novos campos com medidas oficiais, além de novas salas de fisioterapia, vestiários e da aquisição de softwares para os diversos setores que trabalham no CT. 

O Presidente João Paulo Silva celebrou os 10 anos da Cidade Vozão, citando que ela foi fundamental para que o clube chegasse onde chegou quando citamos a formação de atletas. 

“A Cidade Vozão é um dos equipamentos mais importantes que o Ceará tem. Hoje, o Ceará é um clube extremamente vencedor na base e muito disso é por conta da estrutura que nós temos no CT”, contou. 

Para além das taças
Em 10 anos de Cidade Vozão, foram diversas conquistas estaduais, um título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, participações consecutivas em Campeonatos Brasileiros de base e na Copa São Paulo de Futebol Júnior. 

Para além dos troféus, o CT das categorias de base fomentaram e fomentam o mercado nacional e internacional. Saíram da Cidade Vozão nomes como Arthur Cabral, um dos principais brasileiros no futebol europeu atualmente, Rick, outra cria da Cidade Vozão que está na Europa há mais de uma temporada, além de nomes como Felipe Jonatan, Gabriel Lacerda e Marcos Victor, nomes que vestiram a camisa do Ceará no profissional e foram negociados com outras equipes nacionais ou internacionais. 

De Itaitinga para Porangabuçu
No elenco atual, 13 jogadores integram as atividades do elenco comandado por Vágner Mancini. Nomes como David Ricardo, um dos principais defensores do Nordeste atualmente e Pablo, promessa da base alvinegra e destaque da última temporada são alguns dos nomes que vieram da Cidade Vozão e se tornaram profissionais no Alvinegro. 

Diretor da base, Israel Portela falou sobre a importância que o equipamento é tratado no clube e como isso tem repercutido. 

“Eu não tenho dúvida de que a Cidade Vozão foi o melhor investimento que o clube fez na sua história. Lá, nós formamos jogadores que servem ao clube e ao mercado do futebol. Nós temos exemplos de jogadores que já saíram daqui há alguns anos e, ainda hoje, nos rendem frutos financeiros. Eu sempre digo que a Cidade Vozão tem que ser tratada como um filho por qualquer diretoria que passe pelo clube e é por isso que a gente colhe os frutos que vem colhendo”, contou.