(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

O Ceará garantiu mais uma premiação fora das quatro linhas. “O Penta”, curta-metragem que conta a história dos cincos títulos estaduais do Ceará conquistados entre os anos de 1915 e 1919, venceu o Cinefoot 12 na categoria de curta-metragem. O filme foi eleito exclusivamente através do voto do público, que avaliaram os filmes por meio de cédula virtual após cada exibição.

O filme, que faz parte de um processo de produções audiovisuais do clube, tem 27 minutos de duração e reúne pesquisadores, historiadores, ex-dirigentes e vai sendo contado na perspectiva de um torcedor, que vai desvendando a história dos triunfos do Alvinegro.

“O Penta” concorreu à premiação com outras dezenove obras de diversos países como: Brasil, Itália, Noruega, Marrocos, Portugal, Egito, Espanha, Bélgica, França, Colômbia, EUA, Alemanha, Suíça e Turquia.

O diretor do filme, Israel Branco, falou sobre a conquista. “Estamos todos muito satisfeitos com a premiação e pela oportunidade de participar do Cinefoot, que é um festival que consegue mostrar o futebol também como parte da nossa cultura em geral, como algo que pode ser o objeto da nossa arte. Nós somos campeões, todos nós. O Cinefoot, o filme O Penta, o Ceará Sporting Club, e todos que puderam acompanhar o festival”, afirmou o diretor.

Confira a ficha técnica de “O Penta”

Direção: Israel Branco
Produção Executiva: Pedro Mapurunga Azevedo e Thiago Eloi
Produção: Thiago Eloi e Israel Branco
Fotografia e Som Direto: Israel Branco e Êneo Sérvio
Edição: Israel Branco
Entrevistados e Participações: Lucas Machado, Eugênio Fernandes, Rafael Oliveira, Evandro Leitão, Carlos Augusto Moraes, Airton de Farias, Haroldo Martins, Clarke Leitão e Getsêmane Machado.

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC