(Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)

O Ceará conseguiu a classificação para a mais uma final da Copa do Nordeste, a sua terceira na história, após vencer o Fortaleza por 1 a 0, com um gol de cabeça do zagueiro Klaus. O defensor, que anotou seu quarto gol na temporada, o segundo em Clássico-Rei, foi um dos atletas recuperados pelo Departamento Médico do clube para a reta final da competição regional.

Assim como Klaus, outros três atletas importantes para o elenco foram a campo graças a uma rápida reabilitação: os volantes Fabinho e William Oliveira, além do atacante Rick, que sofreu uma entorse no tornozelo no jogo diante do Vitória/BA. O processo de aceleração para a volta dos atletas se deu de forma intensiva após o clube se preparar corretamente para a disputa da competição fora do estado, como explica o Dr. Joaquim Garcia, médico do clube.

“Nós estamos com uma grande estrutura, a nível de Departamento Médico, aqui em Salvador. O clube enviou na primeira semana dos jogos o Doutor Pedro Guilme, que já retornou para a nossa capital e eu integrei a delegação. Nosso trabalho tem sido de forma intensiva para a recuperação dos atletas. Conseguimos recuperar e deixar os atletas Klaus, Fabinho e William Oliveira, com condições de atuar em alto nível na competição”, explica.

Um dos atletas que conquistou a titularidade durante a competição foi o atacante Rick. No entanto, na partida diante do Vitória/BA, a jovem promessa da base alvinegra saiu de campo com uma entorse moderada no tornozelo e precisou de cuidados mais intensos.

“Com o Rick nós fizemos tratamento em três turnos para que ele tivesse condições de entrar em campo na semifinal. Fizemos adaptações no nosso centro médico aqui no hotel que estamos hospedados e conseguimos deixá-lo 100% para a partida”, ressalta.

Outro nome que foi destaque na partida e que também passou por cuidados do departamento médico, foi o volante Fabinho. Convocado para se integrar ao elenco para a disputa da semifinal, o camisa 19 do Vozão foi peça importante para o técnico Guto Ferreira na partida que levou o Ceará para a final.

“O Fabinho teve uma lesão grau dois na parte posterior da coxa e ficou, durante a primeira semana da competição, realizando tratamento no nosso centro médico em Porangabuçu. No domingo ele se integrou ao restante do elenco aqui em Salvador, já com 100% de condições para entrar em campo, e pôde nos ajudar na classificação para mais uma final”, concluiu o médico.

O fisioterapeuta Adolfo Bernardo, que compõem o departamento médico do Ceará e que trabalhou na recuperação dos atletas, falou sobre a integração dos departamentos para o retorno de peças importantes da equipe. A preparação física, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, massagistas e nutricionistas, foram essenciais para dar condições aos atletas nesse momento da temporada.

“É importante ressaltar que os trabalhos vêm sendo feitos integralmente em três turnos. Estamos dividindo em treinos na academia, no campo com o professor Guto e os tratamentos pré e pós treinos e jogos. Os atletas que se integraram a delegação, como Fabinho e William Oliveira, chegaram em ótimas condições físicas aqui por terem se utilizado bem da estrutura física do clube em Porangabuçu. Assim como o Klaus, que é um dos que mais se utiliza dos recursos que o clube oferece”, disse o fisioterapeuta.

O Ceará aguarda o vencedor do confronto entre Bahia e Confiança, que se enfrentam nesta quarta-feira, 29/07, às 19h30, para saber com quem irá decidir o título da Copa do Nordeste. Até lá o elenco segue a preparação intensiva de regeneração e treinamentos integrados em campo.

Departamento de Comunicação - CSC