(Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

No último mês de novembro, a Federação Paulista de Futebol e a LaLiga, como é conhecida a primeira divisão do futebol espanhol, firmaram acordo de cooperação técnica, celebrando diversas ações de intercâmbio entre as duas organizações. Ontem, 17/02, a FPF realizou o primeiro encontro fruto dessa parceria e o Ceará esteve presente, na pessoa de seu coordenador de futebol, Armando Desessards.

O tema do evento que tem duração de dois dias é Metodologia de Formação LaLiga para Categorias de Base. O encontro objetiva trazer, da experiência dos grandes clubes espanhóis, o know-how para a construção de categorias de base mais sólidas e melhores tecnicamente. Na ocasião, serão realizadas três palestras, um workshop e uma sessão prática com os convidados.

Dentre os temas abordados, os coordenadores e treinadores da LaLiga falaram sobre o modelo de jogo e as demandas específicas por posição; o entendimento do futebol e a filosofia LaLiga; e sobre o conteúdo do treinamento de futebol em categorias de base.

Para o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, o tema é de grande valia para dar início aos trabalhos da parceria. “Começamos com um tema que é fundamental para a evolução do futebol brasileiro e mundial: a base. Por isso este Encontro Sobre Metodologia de Formação, com profissionais de LaLiga, é uma ótimo pontapé inicial nessa troca de conhecimentos Brasil-Espanha. Por isso, reunimos aqui os profissionais dos clubes do Paulistão A1, A2 e A3, além dos clubes formadores, para discutirmos a formação”, destacou Mauro.

O negócio entre a FPF e LaLiga é similar ao que a entidade espanhola tem no Equador e na Argentina, em que dirigentes de clubes e das ligas locais têm sistematicamente viajado para a Espanha para conhecer melhor a realidade local e tentar implementá-la em seus países. Foi graças a esse acordo, por exemplo, que se desenvolveu nos últimos anos a Liga Equatoriana de Futebol.

Além do Ceará, dos clubes nordestinos, Bahia e Sport também estiveram representados no evento.

(Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

Confira o discurso de abertura completo do vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva:

Sinto uma enorme satisfação em estar ao lado das duas entidades de futebol que foram a base da minha vida, tanto como atleta quanto como manager.

Este é um dia muito especial para o futebol paulista e também, especificamente, para mim. No fim do ano passado, anunciamos aqui, na FPF, com muito orgulho, uma parceria inédita e sem precedentes no Brasil. Pouco tempo depois, já estamos reunidos para o primeiro evento fruto desta parceria internacional.

Pela primeira vez, LaLiga firma um acordo com uma entidade de futebol do Brasil. Uma parceria para troca de informações, um intercâmbio de conhecimentos, de experiências, de profissionais, contemplando áreas estratégicas, como Marketing, Licenciamento de Clubes, Futebol Feminino e Atletas.

Começamos com um tema que é fundamental para a evolução do futebol brasileiro e mundial: a base. Por isso, este Encontro Sobre Metodologia de Formação, com profissionais de LaLiga, é uma ótimo pontapé inicial nessa troca de conhecimentos Brasil-Espanha. Por isso, reunimos aqui os profissionais dos clubes do Paulistão A1, A2 e A3, além dos clubes formadores, para discutirmos a formação.

Em toda minha vida de jogador, atuei apenas em clubes do Estado de São Paulo e no La Coruña, tradicional clube da Espanha. Foram oito anos jogando nos campos paulistas, e mais 4 anos agora como Vice-Presidente da FPF. E tive o prazer de desfrutar de 13 temporadas jogando na Espanha. Portanto, a Federação Espanhola e Federação Paulista de Futebol são as duas únicas entidades com quem me relacionei, e por isso uma satisfação a mais em celebrar este acordo.

Não tenho dúvidas de que as duas entidades irão evoluir juntas, aprendendo com o que há de melhor na gestão e organização do futebol da Espanha e do Brasil. Muito obrigado pela confiança depositada no futebol paulista e na Federação Paulista de Futebol.

Departamento de Comunicação - CSC