Foto: Divulgação/cearasc.com

Foi finalizado na manhã desta sexta-feira, 22/05, o primeiro Seminário de qualificação para os profissionais do Departamento de Futebol de suas categorias de base. Ao todo, foram quatro dias de palestras, trocas de experiências e muito aprendizado para aqueles envolvidos no Departamento de Futebol do Alvinegro, tanto nas categorias de base, quanto no profissional. 

Além de uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal para todos os participantes, o seminário foi responsável pela reunião dos treinadores todas as categorias de futebol do Ceará Sporting Club, do Sub-11 ao profissional. 

Após o encerramento do evento, Armando Dessessards, coordenador técnico do Alvinegro, falou sobre o seminário e o momento de interação entre os profissionais. “Foi extremamente positivo. Nossos convidados trouxeram muito conhecimento, provocaram muitas discussões importantes e, certamente nossos profissionais saem melhores do que entraram. Fortalecidos em suas convicções e pensando em como melhorar o dia a dia de trabalho”, afirmou. 

As palestras contaram com a participação de profissionais de renome nacional como o treinador do Alvinegro Guto Ferreira, o técnico da Seleção Brasileira pré-olímpica André Jardine e o ex-treinador da seleção brasileira de futsal PC de Oliveira. Além, é claro, de outros membros da comissão técnica do Time do Povo como os Analistas de Desempenho Arthur de Vito e Alcino Rodrigues. Dentre os assuntos tratados, a análise de desempenho nas categorias de acesso ao futebol profissional, a transição entre base e profissional, além das valências adquiridas com a prática do futsal na formação de atletas, como ocorre no Vozão por meio do Futebol Total. 

Um dos palestrantes e participante de outras palestras do seminário, Guto Ferreira, treinador do time profissional Alvinegro de Porangabuçu,  comentou sobre a valência de ações como estas para a formação de atletas e, acima de tudo, de uma identidade do clube como formador de talentos. “Ações como essas fazem com que o Ceará possa ter um pensamento semelhante em relação aos conceitos de jogo. Todos os participantes tinham algo a colaborar e puderam fazer isso de uma maneira muito interessante. Além disso, os convidados foram muito bem selecionados, dentre outras pessoas, profissionais com trabalhos consolidados em seleções brasileiras de diferentes modalidades. Seguindo nessa linha, o Ceará tem a tendência de crescer e fazer um trabalho de ainda mais excelência”, disse o treinador. 

No fim do ano passado, o portal especializado Na Base apontou o Mais Querido como a melhor categoria de base do Nordeste, levando em consideração as competições disputadas entre as temporadas 2016 e 2019. Ações de qualificação como esta, mostram o porquê dos resultados apresentados dentro das quatro linhas, como caracteriza o presidente do Time do Povo, Robinson de Castro. “Mesmo com a parada do futebol resolvemos fazer esse evento para  trazer várias experiências, várias práticas e metodologias de trabalho de base e que precisam estar integradas com o departamento profissional, daí a importância de realizar esse tipo de debate para que possamos ver o que está sendo feito corretamente e o que precisa melhorar, para mantermos ou até melhorarmos o nosso nível que, hoje, já é reconhecido como a melhor base do Nordeste, o que faz com que a gente mantenha esse mesmo alto padrão”, salientou.

 Departamento de Comunicação - CSC