Foto: Divulgação/cearasc.com

O Ceará Sporting Club é um dos destaques do Prêmio Máquina do Esporte 2021. Finalista nas categorias Ação de Vendas e Ativação nos meios Digitais, o Time do Povo concorre às duas premiações com outras equipes do futebol nacional, além de algumas das principais empresas ligadas ao esporte. 

Na categoria Ação de Vendas, o Time do Povo está concorrendo com a ação de lançamento e comercialização da camisa Sertão Alvinegro, utilizada exclusivamente na Copa do Nordeste 2021. 

O clipe de lançamento pretendia anunciar de forma marcante o primeiro uniforme da Copa do Nordeste. Para isso, o filme uniu a modernidade da estética audiovisual à locações com estilo mais clássicos e uma orquestra tocando músicas da torcida.

 Além disso, a equipe do Time do Povo também a valorização de elementos regionais, como o trabalho em palha que aparece com referência na textura da camisa. O resultado da ação refletiu nas vendas. Durante os primeiros 6 dias da campanha no ar nas Redes Sociais e TV (Globo, SporTV e Premiere), foram vendidas 7 mil camisas que geraram um faturamento de R$ 1,5 milhão.

Para conferir um pouco mais sobre a ação, acesse este link

Já na categoria Ativação nos meios digitais, o Time do Povo concorre com a ação de divulgação da contratação do atacante Felipe Vizeu. 

A campanha utilizou a hashtag #CONTRATACEARÁ, que estava em alta no momento entre a torcida, e aproveitou o mote para simular um ataque hacker, dando a entender que alguém havia invadido o perfil do clube para passar a mensagem. 

Para finalizar a execução, a contratação foi anunciada em primeira mão para os sócios torcedores através de SMS e, logo depois, a publicação oficial do anúncio saiu nas redes sociais. A ação foi ousada e atingiu os objetivos:  a hashtag, o nome do atleta e o nome do clube apareceram no Trending Topics do Brasil no Twitter por várias horas e quase meio milhão de engajamento total nas redes em que os conteúdos foram postados.

Para conferir um pouco mais sobre a ação, acesse este link

Por fim, o Vozão é finalista na categoria Marketing de Causa, com a campanha Corrida dos Privilégios. 

O objetivo da campanha foi conscientizar a torcida dos males causados pelo trabalho infantil na formação da pessoa e como a desigualdade afeta diretamente na sociedade. Na data que simboliza o Dia das Crianças, o clube trouxe uma reflexão quanto ao trabalho infantil, com uma parceria entre a Justiça do Trabalho do Ceará, que possui o Programa de Combate ao Trabalho Infantil.

Inspirado no vídeo “corrida dos $100”, a ação procurou mostrar, de forma clara, como a desigualdade e a problemática impactam na formação das pessoas abordando de forma leve, didática e contextualizando com o futebol, sem a necessidade de utilizar jogadores, por exemplo, chamando a atenção de diversos torcedores. A ação já é vencedora da premiação “Samba Awards 2020” na categoria Ação Social.

Para conferir um pouco mais sobre a ação, acesse este link.

Sobre o Prêmio Máquina do Esporte
O prêmio Máquina do Esporte tem o objetivo de reconhecer as ações criadas durante a pandemia de Covid-19. Ao todo, são sete categorias, todasrelativas apenas às temporadas 2019/2020 e 2020 do esporte brasileiro. As ações têm de ter sido realizadas entre 1° de janeiro de 2020 e 12 de março de 2021.

A escolha dos vencedores será por meio de voto popular. Nos próximos dias a votação será aberta e a Nação Alvinegra poderá ajudar a eleger as ações realizadas pelo Mais Querido.

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC