(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

A história do Ceará é recheada de momentos emocionantes e vitórias marcantes. O título estadual de 1978 é, sem dúvida alguma, um desses fatos. A conquista marcou o quarto título em sequência naquela década. O Vozão já havia vencido os estaduais de 1975, 1976 e 1977. 

Naquela temporada, o Ceará contava com um atacante franzino, rápido e goleador: Tiquinho. O emblemático jogador chegou ao Alvinegro na temporada de 1978, e foi um dos artilheiros do time no ano.  Ao todo, Tiquinho marcou 10 gols no estadual que consagrou o tetracampeonato do Vozão.

O Ceará tinha um time forte e competitivo. Nomes como Amilton Melo, Jangada, Pedro Basílio, Sérgio Gomes e Tiquinho fizeram a equipe alvinegra daquele ano uma das mais vitoriosas e saudosas pelo seu torcedor.

A competição

O campeonato cearense de 1978 foi dividido em três turnos. O Ferroviário venceu o primeiro, o Fortaleza o segundo e o Ceará o terceiro. O regulamento então previa um triangular final com jogos de ida e volta.

Após o triangular, Ceará e Fortaleza decidiram o título estadual de 1978 no dia 20 de dezembro daquele ano. O técnico Moésio Gomes escalou o Ceará com: Sérgio Gomes; Júlio, Pedro Basílio, Artur e Dodô; Edmar e Erasmo; Amilton Melo, Jangada, Ivanir e Tiquinho.

Com 47.346 pessoas presentes ao Castelão naquele dia, a vitória era o único resultado que garantia o título ao Mais Querido. Em uma partida com emoção até o último instante, o Vozão marcou o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Os atacantes Ivanir e Jangada iniciaram a jogada tabelando no meio-campo até o toque final de Tiquinho para o fundo das redes.

O gol sacramentou uma campanha brilhante do Alvinegro naquela edição do estadual. Foram 32 jogos, 20 vitórias, 11 empates e apenas 1 derrota. Ao todo o Ceará marcou 58 gols marcados e apenas 11 gols sofridos.

Departamento de Comunicação - CSC