(Foto: Cahue Miranda/Athletico)

Daqui a pouco mais de uma semana as categorias de base do Time do Povo voltarão a disputar uma competição oficial, após um longo período longe dos campeonatos, devido a pandemia de Covid-19. Na ocasião, o time Sub-20 do Mais Querido enfrentará o América Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro da categoria, mas além de se preparar para este campeonato, a base do Alvinegro trabalha visando competições Sub-17 e Sub-23.

Os treinamentos na Cidade Vozão, Centro de Treinamentos das categorias de base do Time do Povo, foram iniciados no começo do último mês de agosto, primeiramente pelo time Sub-20. Seguindo todos os protocolos necessários de prevenção ao novo coronavírus, atualmente já treinam regularmente as categorias Sub-17 e Sub-23.

Se o campeonato Sub-20 começa no fim deste mês de setembro, as equipes Sub-17 e Sub-23 terão seus jogos em outubro. A primeira delas já com estreia marcada para o dia 11/10, diante do Flamengo.

Armando Desessards, Coordenador Técnico do Ceará Sporting Club comentou sobre a participação do Vozão nas competições nacionais das três categorias. “Tudo isso vai de acordo com o nosso planejamento estratégico para a base, que é nos firmar como uma das referências do Nordeste e criar a tradição nas competições a nível nacional, para reforçar a ideia de clube formador”, afirmou.

Treinador das equipes Sub-20 e Sub-23 do Vozão, Fábio Caponi caracterizou a preparação das duas categorias para as disputas dos Brasileiros. “Pela parte do Sub-20 já estamos na fase final de preparação, ajustando as últimas coisas para chegar da melhor maneira possível na estreia, semana que vem. Nos encontramos, para um estágio inicial, em um bom nível, mas precisamos entrar na competição da melhor forma, pois sabemos do alto nível do campeonato”, salientou.

“Já sobre o time Sub-23, a gente tem um tempo um pouco maior até o início do campeonato. Diferente do Sub-20, nosso trabalho com o 23 são outros. Muitos dos atletas dessa categoria têm trabalhado com o time profissional em alguns treinamentos e isso tem facilitado o trabalho de base. A medida que for se aproximando início do campeonato, vamos realizar alguns trabalhos mais específicos, para que possamos ir bem nos dois campeonatos de forma concomitante”, disse Caponi.

Além de Fábio Caponi, o cearasc.com conversou com Daniel Rocha, treinador da equipe Sub-17 do Mais Querido. Em sua fala, Daniel avaliou o trabalho que vem sendo feito com a categoria, de olho da disputa do Brasileirão. “Em um primeiro momento realizamos muitos trabalhos físicos, tendo em vista que os atletas passaram seis meses, praticamente, parados. Agora, estamos buscando readaptá-los, para que depois possamos implementar o estilo que queremos jogar”, afirmou o treinador.

Por fim, nossa equipe conversou com Sandro Queiroz, Gerente das Categorias de Base do Vozão. Ele fez questão de enaltecer que a expectativa para as disputas das competições é a melhor possível, uma vez que o trabalho vem sendo feito de acordo com um alto padrão de excelência. “Estamos esperando grandes resultados nas competições nacionais, uma vez que estamos nessa preparação há mais ou menos 40 ou 45 dias, obedecendo os protocolos da Covid 19, bem como procurando dá aos treinadores e atletas as melhores condições possíveis”, ressaltou .

Na última semana, o Vozão recebeu a renovação do Certificado de Clube Formador, cedido pela CBF. No documento, a Confederação Brasileira de Futebol atesta quais clubes seguem os critérios de maior excelência para a formação de atletas. Para mais informações sobre o assunto, clique aqui.

Departamento de Comunicação - CSC