Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Formar atletas em um alto nível de exigência como o do futebol brasileiro é uma missão árdua e que requer muito investimento e dedicação daqueles que trabalham neste processo. Após adquirir a Cidade Vozão em 2014, o Ceará Sporting Club colocou como meta tornar-se um dos grandes expoentes nacionais na geração de atletas. Hoje, cerca de sete anos depois, os frutos podem ser facilmente notados e a estreia alvinegra no Campeonato Brasileiro 2021 foi mais um exemplo disso. 

No período, nomes forjados no clube representaram nossas cores, cresceram como profissionais e alçaram voos nacionais e internacionais. Outros atletas também com suas construções profissionais realizadas na Cidade Vozão, hoje fazem parte do elenco comandado por Guto Ferreira. 

No jogo diante do Grêmio, estreia alvinegra na Série A 2021, cinco destes jovens entraram em campo e ajudaram o Time do Povo a conquistar seus primeiros três pontos na principal competição do país. 

Gabriel Lacerda, Buiú, Kelvyn, Rick e João Victor são formados nas categorias de base do Vozão e entraram em campo contra os gaúchos, ajudando o Ceará a conquistar sua primeira vitória na Série A. Foi, inclusive, de Rick o segundo gol da vitória alvinegra. 

Além dos atletas que entraram em campo, Alan Uchoa, Geovanni e André Luiz, outros atletas formados na base do Vozão eram opções para Guto Ferreira. 

Não à toa, o trabalho realizado no Centro de Treinamentos das categorias de base do Vozão chama a atenção de outras instituições e agremiações. Na última semana, o observador técnico e coordenador de captação da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Perlingeiro, esteve observando as atividades da Cidade Vozão. Para entender um pouco mais sobre a visita, acesse este link. 

Além disso, o portal Da base, maior site especializado na cobertura no assunto de nosso país, apontou o Ceará como o time de melhor base do Nordeste, nas duas últimas temporadas. O levantamento leva em conta resultados em competições de 2016 até hoje.

Matheus Pereira / Departamento de Comunicação - CSC