Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Com as grandes competições do futebol nacional e internacional pautadas pelo equilíbrio, todas as artimanhas para sobressair-se aos adversários são de extrema importância. No Ceará, uma das principais armas se dá por meio das bolas paradas. Marca do trabalho de Guto Ferreira desde a temporada 2020, os gols oriundos de cobranças de faltas, escanteios e pênaltis têm sido decisivos a favor do Vozão nos últimos jogos. 

Nas últimas cinco partidas (quatro pela Copa do Nordeste e uma pela Copa Sul-Americana), o Vozão marcou um total de 15 gols. Deste montante, seis vieram após cobranças de bolas paradas, sejam elas faltas, escanteios ou pênaltis. 

Os números são o reflexo de um trabalho diário em Porangabuçu. Um dos auxiliares de Guto Ferreira, André Luís dos Santos é o responsável pelos treinamentos das jogadas com bola parada. 

Um dos batedores oficiais do Vozão, o meia Vina participou de cinco destes seis gols. Ao falar sobre a jogada ensaiada que resultou no segundo gol alvinegro na tarde deste sábado, 24/04, o meia exaltou o trabalho da comissão técnica. 

“A gente tem uma pessoa específica para esse treinamento, que é o André, tanto que fiz questão de gritar o nome dele na comemoração do gol, pois esse gol saiu de uma jogada ensaiada”, afirmou o meia.

Confira a lista completa de gols de bolas paradas nos últimos jogos
Sport 0x4 Ceará (Gabriel Dias e Cléber)
Ceará 3x0 Salgueiro (Gabriel Dias e Luiz Otávio)
Ceará 3x1 Jorge Wilstermann/BOL (Mendoza)
Ceará 2x0 Vitória (Messias). 

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC