Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Falta pouco para que a Arena Vozão volte a pulsar em meio a um Clássico-Rei. Desde a última vez que as duas equipes entraram em campo para a disputa de uma partida válida pela elite nacional, muita coisa mudou. Os dois clubes cresceram, se estruturaram, viram o palco da disputa passar por uma reforma, virando uma Arena padrão Copa do Mundo, mas algo se manteve igual daquele 06/10/1993, até aqui. A rivalidade entre alvinegros e tricolores permanece. A cada confronto entre as equipes, a atmosfera de clássico se renova e observamos a capital cearense praticamente dividida. 

Neste sábado, 03/08, mais um capítulo dessa história centenária será escrito. Até hoje, 580 confrontos entre as equipes. Destes jogos, o Ceará venceu 180, empatou 201 e saiu derrotado em outros 174.
Na Série A, em específico, o retrospecto é ainda mais favorável. Na elite nacional, as duas equipes se enfrentaram em nove oportunidades, sendo quatro vitórias do Mais Querido, quatro empates e somente uma derrota.
No último desses encontros pela Série A, Osmar, cobrando pênalti fez o gol que deu ao Mais Querido a vitória diante do Fortaleza.

No Brasileirão deste ano, Ceará e Fortaleza possuem campanhas muito semelhantes. Atualmente, o Alvinegro ocupa a décima terceira colocação, com 14 pontos, enquanto seu rival está na décima quarta, com a mesma pontuação. 

Para a partida deste sábado, todo o elenco alvinegro está a disposição do treinador Enderson Moreira e todos os atletas se mostram extremamente motivados para a disputa do primeiro clássico da elite nacional de 2019.