Foto Reprodução

Com a segunda semana de treinamentos remotos finalizada, parte do elenco do Vozão já participa dos treinos teóricos. Sem a possibilidade momentânea de treinos presenciais, as atividades por videoconferência servem para que o técnico Guto Ferreira e seus auxiliares conheçam características e modelo tático do plantel à disposição.

Como o novo treinador não teve oportunidade de treinar a equipe em campo, os analistas de desempenho Arthur de Vito e Alcino Rodrigues assumem papel fundamental no fornecimento de dados, estatísticas, padrões táticos e características individualizadas de cada atleta e setor.

A proposta de implementação dos treinos teóricos serve também para que os atletas já se ambientem com o modelo de jogo adotado pelo técnico Guto Ferreira. Para isso, o grupo foi divido em setores (defesa, meio-campo e ataque); a ideia é trabalhar questões ofensivas e defensivas de cada um.

Os treinos teóricos serão realizados nas quartas e sextas-feiras. Ontem, 15/05, os defensores (goleiros, zagueiros e laterais) já participaram da primeira atividade teórica. Além de Guto Ferreira e do coordenador técnico Armando Desessards, auxiliares, preparadores de goleiro e analistas de desempenho também auxiliaram na execução do treinamento.

“Se a quarentena for prorrogando, entraremos nas questões intersetoriais. Atletas de defesa com atletas de meio, atletas de meio com atletas de ataque. Já enviamos relatórios individuais e coletivos do nosso elenco para o Guto. Nesses treinos teóricos, passamos princípios de modelo de jogo dele para os jogadores”, esclareceu o analista Arthur de Vito.

Para o técnico Guto Ferreira, o trabalho do setor de análise de desempenho facilita com a troca de informações para a abordagem com os atletas. “Tem todo o trabalho minucioso de pesquisa. É muito rico o trabalho deles. Por mais que eu tenha observado o Ceará, às vezes, passa algum detalhe despercebido. Mas eles, que acompanham o Ceará, conseguem enfatizar. Isso faz com que a gente aborde com mais precisão pontos específicos nos treinos. Temos conseguido montar um bom material para tratar com os jogadores”, revelou o treinador.