Marcelo Vidal / Ceará SC

Com a chegada do técnico Tiago Nunes ao Ceará, o setor de análise de desempenho tem sido ainda mais acionado para fornecer detalhes de jogadores e dinamismos específicos de jogadores, seja em comportamento individual, coletivo ou setorial. Os registros servem para fornecer o maior número de informações ao restante da comissão técnica, e, desta forma, ajudar nos ajustes das sessões de treino aplicadas durante a semana.

Arthur de Vitto, analista de desempenho do Vozão, esclarece que as imagens feitas por drone dão uma perspectiva superior com ênfase em aspectos coletivos e setoriais. As filmagens em plano horizontal aberto facilitam conclusões para correções do ponto de vista técnico, servindo para ajustes individuais do elenco.

“No pós-treino, a gente vê as ações que são marcadas durante o treino e separamos algumas imagens. Isso vai servir para gerar melhorias dos nossos atletas naquilo que a gente espera que eles façam enquanto comportamento. A comissão do Tiago (Nunes) trabalha muito com esse material de treino. A gente trabalha praticamente todos os dias alguma destas sessões de treino”, explicou De Vitto.

Filtro das informações e precisão nas apurações. É dessa forma que Alcino Rodrigues, analista de desempenho do Ceará, define a atribuição do setor de análise junto à nova comissão técnica quando o assunto é estudo do adversário. Pedro Soltero, analista trazido por Tiago Nunes, faz o link direto entre o departamento e o técnico.

“Dentro dessa nova filosofia, filtramos muita coisa do conteúdo recolhido do adversário. O objetivo é sermos o mais preciso possível, assertivos na identificação dos principais pontos fracos e fortes de quem enfrentaremos. Depois disso, apresentamos tudo ao treinador, que montará planos de treinos e jogos com as nossas informações já em mãos”, revelou Rodrigues

O Ceará treinou nesta quinta-feira, 16, e volta ao CT de Porangabuçu amanhã, 17, às 15h30, para apronto, encerrando a preparação para o jogo contra o Santos. O duelo, válido pela 21ª rodada do Brasileirão, acontece no sábado, às 21h. O árbitro Anderson Daronco é quem apita o confronto. Antes das atividades de amanhã, o atacante Jael fala em coletiva de imprensa. O conteúdo será reproduzido na Vozão TV.