Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Neste domingo, 1º, na goleada alvinegra diante do Horizonte por 4 x 0, o meio-campista Vina marcou mais uma vez vestindo a camisa do Ceará. Quarto gol do atleta na temporada, o último alvinegro na partida foi ainda mais especial para o camisa 29. Com isso, Vina alcançou 50 gols em jogos oficiais vestindo a camisa do Ceará. 

A história de Vina com o Ceará começou em 2020. Já em sua estreia, diante do Frei Paulistano, no PV, o meio-campista marcou o seu primeiro gol. Dali em diante, uma história de 189 jogos e, agora, 50 gols, marca alcançada no mesmo palco de seu primeiro jogo. 

Na história
Estes números fazem de Vina o maior artilheiro do Ceará na década, o quarto no século, atrás apenas de nomes como Sérgio Alves (141 gols), Magno Alves (103 gols) e Mota (89 gols). Nos 111 anos da história alvinegra, Vina também já figura entre alguns dos maiores nomes. O gol diante do Horizonte fez com que o atleta se isolasse na 25ª colocação entre os principais artilheiros do Ceará em todos os tempos. 

Ao fim da partida, o camisa 29 celebrou o feito, ressaltando que a busca seguirá por outras conquistas individuais e coletivas. 

“Feliz demais pelo gol 50 com essa camisa e pela marca. Vamos sempre por mais. O caminho é árduo, ainda tem muito o que percorrer, mas no dia a dia vamos construindo uma linda história”, afirmou. 

Raio-x
 A competição em que o atleta mais marcou foi o Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 24 gols do meio-campista na Série A, número que faz dele o maior artilheiro do Ceará na história da competição.  A liderança histórica em uma competição se repete na Copa do Brasil, campeonato em que Vina já balançou as redes 8 vezes vestindo a camisa do Ceará. Na Copa do Nordeste, são 9 gols, na Copa Sul-Americana, 4, e no Campeonato Cearense, 5. 

Ano a ano
Se analisarmos os números de Vina em cada temporada, o ano de 2020 se destaca. Ao todo, foram 23 gols em 59 jogos. No ano seguinte, foram 11 gols em em 51 jogos e em 2022, 12 gols em 52 jogos. 

O 2026 começa promissor. Nos primeiros cinco jogos, já são 4 gols na conta do camisa 29, melhor início de temporada do atleta vestindo a camisa do Ceará.