Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Atual bicampeão cearense, o Sub-17 do Ceará estreia oficialmente na temporada na tarde desta quarta-feira (28), na Cidade Vozão, em Itaitinga. O Alvinegro recebe a equipe do Santa Cruz/SE, em confronto único, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida acontece às 15 horas.

Em 2024, o Alvinegro fará sua nona participação na Copa do Brasil da categoria. Desde 2013, o Ceará é a equipe cearense mais tradicional na disputa da competição, com 25 jogos já disputados. Na história da Copa do Brasil Sub-17, o Mais Querido contabiliza 11 vitórias e 6 empates. As melhores participações alvinegras se deram nas temporadas de 2019 e 2023, quando o Vozão chegou às quartas de final.

O Sub-17 do Ceará é comandado pelo técnico Ramon Soares. Enquanto o duelo frente ao Santa Cruz é inédito. Na atual temporada, o elenco alvinegro é constituído de atletas remanescentes da temporada anterior como, por exemplo: Renan, Arthur Phellipe, Luiz Renan, Juliano Riquelme e Lucas Oliveira; além de jogadores oriundos da categoria Sub-15, no caso de: Gustavo Rodrigues, Gustavo Lima, Felipe Fialho e Ernesto Araújo.

A equipe adversária é sediada no município de Riachuelo, distante cerca de 23 quilômetros da capital Aracaju. O Santa Cruz/SE foi fundado em 1998, com participações em categorias de base, e sua profissionalização se deu em 2018, com a disputa do Campeonato Sergipano Série A2. Nas categorias de base, a equipe conquistou o Sergipano Sub-20 em 2021 e 2023; e de forma inédita sagrou-se com campeão estadual no Sub-17. Para o duelo diante do Time do Povo, o adversário é comandado pelo técnico Raphael Campos.

O cearense Renato Pinheiro, de 33 anos, será o árbitro principal no confronto de logo mais. Nas assistências estarão, Fernando da Silva Sousa e Camila Ferreira de Sousa. Enquanto, Leandro Martins Marques será o quarto árbitro. Finalizando a escala de arbitragem, Paulo Silvio dos Santos será o analista de campo.

A partida de hoje não terá transmissão oficial, mas o site cearasc.com trará todos os detalhes após o apito final. Em caso de empate no tempo normal, a decisão para a definição do adversário será mediante as cobranças de pênaltis. O classificado enfrenta na segunda fase o vencedor do confronto entre Vitória/BA e ABC/RN.

Departamento de Comunicação - CSC