Foto: Xandy Rodrigues

O Ceará Sub-17 está na final do Campeonato Cearense 2021 da categoria! A equipe alvinegra garantiu sua vaga na manhã deste sábado, após empatar contra o Juazeiro-CE, no segundo jogo da semifinal da competição. Os times ficaram no 1 x 1 nesta rodada, e com a vantagem de um gol garantida pelo Ceará no jogo de ida, a classificação foi assegurada em um jogo rigoroso ao longo de todos os 90 minutos. O jogo foi realizado no Estádio Franzé Moraes, nas dependências da Cidade Vozão.

Em dois tempos de extrema intensidade, o Ceará dividiu com o Juazeiro os bons momentos do jogo. Reconhecidamente um time com excelentes campanhas nas categorias de base, o time visitante fez valer sua vaga nessa semifinal e alternou com o Vozão as criações e subidas ao ataque.

Contudo, o Ceará saiu na frente no placar, em cobrança de escanteio. Caio Machado foi o autor do cruzamento que culminaria na finalização bem sucedida de Matheus Jatobá, o camisa 6 alvinegro.

Com estilos de jogo semelhantes, as duas agremiações não se pouparam em buscar a construção de jogadas e, por vezes, o Ceará dependeu do grande talento do goleiro Lucas Gualdessi e seus companheiros de defesa, João Vitor e Jonathan.

A persistência do time juazeirense rendeu a eles o gol de empate nos acréscimos do primeiro tempo. Em bate-rebate dentro da grande área, a bola acabou sobrando nos pés de Renan que não desperdiçou e deixou tudo igual.

No segundo tempo, o Ceará precisou optar por uma postura mais defensiva, após expulsão precoce do zagueiro João Vitor. Postura essa que culminou com mais ataques perigosos da equipe do Juazeiro.

No entanto, por volta dos 30 minutos, a equipe também perdeu um jogador, o que desestimulou o jogo mais propositivo que vinham construindo. Sem a mesma intensidade inicial apresentada pelo Azulino nos minutos iniciais da etapa complementar, o Ceará conseguiu equilibrar a posse de bola, voltou a dominar as ações e garantiu o empate e a classificação.

Data, horário e local do Clássico-Rei Sub-17 pela final do Estadual serão divulgados nos próximos dias pela Federação Cearense de Futebol.

A partida foi acompanhada in loco por ninguém menos que Gilmar Veloz, empresário do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Tite. O acompanharam a diretoria e gerência de futebol de base do Alvinegro. A visita veio acompanhada de outro fato: o time alvinegro voltou a ser, além de pioneiro, o único clube do estado com a certificação CBF de Clube Formador, reconhecendo assim as melhores práticas do mercado na gestão de atletas amadores de futebol.