Foto: Wellerson Gomes/Ceará SC

O Ceará está em mais uma semifinal de Copa do Nordeste. Jogando na Ilha do Retiro, o Alvinegro empatou em 0 x 0 com o Sport e, nos pênaltis, venceu por 4 x 2 e garantiu vaga entre os quatro melhores da competição regional. 

Adotando uma postura cautelosa, o Ceará apostava nos contra-ataques para buscar o primeiro gol. Aos 10 minutos, depois de bola retomada no ataque, Mugni acionou Pedro Henrique nas costas da marcação. O atacante alvinegro dominou, mas foi desarmado antes que pudesse finalizar. 

Aos 30, depois de belo passe de Dieguinho, Pedro Henrique teve nova chance e, depois de driblar o goleiro, balançou as redes do Sport. De todo modo, a arbitragem anulou o ataque por conta de impedimento. 

Defensivamente, o Ceará contou com uma atuação segura de sua defesa e com duas boas defesas de Bruno para que não fosse vazado no primeiro tempo e, deste modo, a partida foi para o intervalo sem gols. 

Na etapa final, o Ceará foi superior e teve as melhores chances. Galeano, em cabeçada e Pedro Henrique, em finalização de fora da área, quase abriram o placar. Ainda assim, as redes não foram balançadas no tempo regulamentar e a disputa foi para os pênaltis. 

Nas cobranças, Bruno Ferreira defendeu a primeira cobrança dos pernambucanos e, Pedro Raul, Sobral, Lourenço e Matheus Bahia marcaram, classificando o Time do Povo para a próxima fase. 

Nas semifinais, o Alvinegro enfrentará o Bahia, em Salvador. A data da próxima fase ainda não foi definida pela CBF. No domingo, 13, o Ceará retorna às disputas do Brasileirão. Na Arena Castelão, o Alvinegro enfrenta o Fortaleza no primeiro Clássico-Rei da Série A 2025. 

Sport x Ceará | Ficha técnica

Escalações
Sport: Caíque França; Hereda (Matheus Alexandre), Rafael Thyere, Chico, Igor Cariús; Rivera, Zé Lucas, Sérgio Oliveira (Atencio), Lucas Lima; Barletta (Romarinho), Paciência (Carlos Eduardo). 

Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza (Rafael Ramos), Marllon, Willian Machado, Matheus Bahia; Fernando Sobral, Dieguinho (Richardson), Lucas Mugni (Lourenço); Galeano (Matheus Araújo), Pedro Henrique (Fernandinho), Pedro Raul. 

Cartões amarelos: SPO: Igor Carius (36/2ºT), Rivero (48’/2ºT) | CEA: Pedro Raul (11’/2ºT), Fabiano (32’/2ºT), Richardson (44’/2ºT)

Cartões vermelhos: (N/A)

Gols: (N/A)
Pênaltis: SPO: Rivero (X), Lucas Lima (X), Atencio (O), Rafael Thyere (O) | Cea: Pedro Raul (O), Fernando Sobral (O), Lourenço (O), Matheus Araújo (X), Matheus Bahia (O)