As jogadas foram sempre disputadas de forma intensa, mas o jogo foi basicamente tranquilo
(Foto: Antônio Melcop)

No jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste 2016, o Vozão foi até Recife/PE para encarar o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, e perdeu. O Alvinegro teve um início avassalador, abriu 1 x 0 e perdeu boas chances de ampliar, no entanto, na etapa final, o atacante Keno marcou duas vezes e garantiu a virada para os pernambucanos, que agora têm a vantagem do empate no jogo de volta, a ser realizado no próximo fim de semana.

O jogo começou com o Ceará valorizando a posse de bola e pressionando o Santa Cruz. Aos cinco minutos, Assisinho deu ótimo passe para Roni, que cabeceou e viu Tiago Cardoso fazer sua primeira defesa no jogo. Quatro minutos depois, Tiago Cametá cruzou para Rafael Costa, que ajeitou para Assisinho chega chutando e obrigando o camisa 1 a fazer outra defesa. Depois disso, Serginho resolveu arriscar de fora da área, mas mandou pelo lado direito do gol.

Com 17 minutos, Roni tabelou com Rafael Costa, que chutou cruzado e mandou rente à trave direita do goleiro. A pressão deu resultado aos 22 minutos, quando Richardson recebeu lançamento, acreditou no lance e tocou para Rafael Costa, que chutou de primeira e mandou para o fundo do gol: 1 x 0, no Estádio do Arruda, em Recife/PE. A resposta dos mandantes veio com Grafite, duas vezes. Na primeira, Éverson salvou e a bola ainda bateu na trave. Na sequência, o camisa 1 alvinegro espalmou chute da entrada da área.

O Vozão seguiu trabalhando bem a bola e buscando espaços para atacar. Serginho, Assisinho e Roni tiveram ótima movimentação nos minutos finais, mas não conseguiram criar jogadas para ampliar o marcador. Com 42 minutos, na última finalização do jogo, Allan Vieira mandou longe do gol de Éverson, com isso, o Vozão foi para o intervalo com o placar favorável.

A etapa final começou com os donos da casa pressionando muito em busca do gol. Com três minutos, Éverson travou dois lances ofensivos, mas quatro minutos depois, após jogada na área, Keno mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual: 1 x 1. O Ceará tentou reagir com Assisinho, que recebeu na área, limpou a marcação e chutou colocado, mas mandou por cima. Depois disso, o técnico interino Cristian de Souza colocou João Marcos na vaga do atacante e ainda promoveu a estreia de Felipe, que entrou no lugar de Roni.

Aos 25 minutos, Serginho teve a chance de colocar o Vozão na frente mais uma vez, mas mandou por cima. A partida ficou muito equilibrada, mas Bill ainda entrou na vaga de Rafael Costa. Com 45 minutos, Keno recebeu passe na direita, limpou a marcação e chutou colocado, virando o jogo: 2 x 1. Depois disso, o Ceará ainda tentou empatar, mas não conseguiu criar chances claras e saiu de campo derrotado.

O resultado faz com que o Ceará precise vencer em casa para avançar à semifinal. Uma vitória por 1 x 0 garante o Vovô na fase seguinte, mas um triunfo por 2 x 1 leva a decisão por pênaltis. Caso as redes balancem mais vezes, o Alvinegro vai precisar vencer por dois gols de diferença. O jogo de volta será no próximo domingo, 03/04, na Arena Castelão.

Saiba mais sobre o jogo entre Santa Cruz 2 x 1 Ceará AQUI.