Autor de um dos gols da final, o volante Bruno Emanoel foi formado na Escolinha do clube.
(Foto: Israel Simonton/CearaSC.com)

No último final de semana, o time Sub-13 do Ceará sagrou-se Campeão Estadual após vitória contra o Estação. Poucas horas depois, o Vovô Sub-17 também foi campeão do certame. Com os títulos já conquistados nas categorias Sub-15 e 20, o Alvinegro realizou feito inédito na história do clube, conquistando os quatro títulos disputados pela base do Mais Querido.

O que pouca gente talvez saiba é que mais da metade do elenco que compõe o time Sub-13 do Ceará foi formado justamente na Fábrica de Craques. Dos 31 atletas que formam o elenco Sub-13 do Vovô, 17 já tiveram participação nas escolinhas de futebol do clube. Para o técnico Daniel Rocha, é justamente no trabalho de pré-base que a criança desenvolve todo o lado cognitivo e psicomotor. Além disso, também são aprendidos fundamentos de disciplina, respeito e sociabilização.

“O atleta que chega até mim já criou um respeito pela cultura e história do clube. Quando ele estiver mais velho, a identificação desse jogador com todos os processos do time já vai estar bem mais amadurecida. Com isso, a gente pode voltar um pouco à moda antiga, quando os jogadores realmente jogavam por amor à camisa. Por conta disso, é muito importante parabenizar todos que estão envolvidos com a Fábrica de Craques”, comentou Daniel Rocha.

Responsável direto pela transição de atletas da Escolinha para o time Sub-13 do Ceará, Gilmário de Assis, Coordenador de Captação do Futebol Amador do Ceará Sporting Club, desenvolve um trabalho que prospecção de pré-base fundamental para na construção de um elenco atual de alto nível. Dos 31 jogadores do Sub-13, apenas dois não tiveram o “olhar clínico” do coordenador.

“Esse trabalho começou em 2011. Na Fábrica de Craques, trabalhamos identificando garotos que possuem um bom nível de jogo e formamos um grupo especial. Os selecionados, ainda com dez ou onze anos, treinam à parte e participam de campeonatos amadores. Eles começam a ser preparados na previamente para que, quando cheguem nas categorias do Ceará, já tenham afinidade com o ritmo de competições. Do elenco do próximo ano, já temos 20 nomes; é um trabalho que deve ser pensado com muito planejamento, eficiência e antecendência. Nós defendemos um ideial: queremos um Ceará diferente, ainda maior. Por isso, essa missão é muito séria. Que bom que já estamos colhendo os frutos de todo esse empenho”, declarou Gilmário.


Confira lista completa dos 17 atletas da equipe Sub-13 que começaram na Fábrica de Craques:

- Alan Xavier da Silva Junior (atacante)
- Amadeu Casé da Silva Neto (lateral esquerdo)
- Atila Guilherme S. Freire (lateral direito)
- Bruno Emanoel A. Prudêncio (volante)
- Bruno Hivens G. Ponte (volante)
- Francisco Alexandre de S.Moreira (zagueiro)
- Francisco Davi da S. Castro (lateral esquerdo)
- Gustavo Marinho Leitão (atacante)
- Guthierry Alves Gomes (lateral direito)
- Luan Barbosa de Assis (zagueiro)
- Matheus Mendonça Sucupira (goleiro)
- Pedro Arthur Alves Maciel (atacante)
- Pedro Lucas N. de Souza (goleiro) 
- Pedro Vitor Ferreira Dutra (meia)
- Rafael de Oliveira Freitas (lateral direito)
- Rubens Abreu Ferreira (volante)
- Vinicius da Silva Monteiro (goleiro)

A Fábrica de Craques recebe inscrições de alunos de 5 a 17 anos para atividades desenvolvidas em campo. Para os treinos de futebol de salão, as turmas ainda estão sendo montadas. A faixa etária para esta modalidade é de 5 a 16 anos. Se você tem um sonho de também se tornar um atleta, faça sua inscrição na melhor escolinha de futebol do Estado. O telefone da Fábrica de Craques é (85) 3044.1914. Para matrículas presenciais, o horário de atendimento é de 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O endereço é Rua Major Weyne, 1040, Bairro Damas.