Foto: Divulgação/Ceará Sporting Club

As categorias de base do Ceará seguem colhendo os frutos do sério e dedicado trabalho aplicado dentro e fora das quatro linhas. Quem chega na Cidade Vozão, local de treinamento da base alvinegra, se depara com o seguinte lema: “Formando atletas, revelando cidadãos”. Dentro desse contexto, quatro atletas integrantes do atual elenco Sub-20 deram mais um passo em suas trajetórias no que se refere ao processo de formação integral.

Engana-se quem pensa que além de atleta, esses jovens não carregam um sonho a ser conquistado ao longo da vida. Os atletas Enzo Ludovico, Vinícius Uchella, Brian Costa e Renan Gomes uniram a dedicação pelo futebol e o tempo para os estudos para estarem matriculados ao ensino superior no curso de Educação Física, numa faculdade particular, em nossa capital.

O Time do Povo, como clube formador, tem a perspectiva que a educação é uma aliada fundamental e indispensável no processo de formação integral do atleta. Fernando Martilis, assistente social da base alvinegra, contou ao cearasc.com um pouco do processo de acompanhamento escolar realizado junto aos atletas da Geração de Craques.

“A inserção escolar dos nossos atletas menores de idade no ensino fundamental e médio é obrigatória e o acompanhamento é realizado sistematicamente pelo Serviço Social do clube, desde a matrícula até o acompanhamento escolar. Entendemos que nem todos ali se tornarão atletas profissionais e precisarão seguir outros caminhos. Mas, além disso, entendemos também que o esporte evoluiu para exigir dos atletas de alto rendimento novas habilidades e competências no campo mental e cognitivo”, explicou.

Em relação aos atletas matriculados ao curso de Educação Física, Fernando relembrou o histórico educacional de cada um e contou com entusiasmo sobre a iniciativa dos deles no desejo em seguir estudando.

“O ensino superior não é obrigatório, diferente do ensino fundamental e médio. A iniciativa e desejo de continuar se capacitando foi deles. Eles concluíram o ensino médio em 2023 e resolveram continuar estudando.  Eu, particularmente, fiquei muito feliz com a iniciativa desses atletas em seguir com os estudos. São atletas com bom histórico educacional desde o ensino médio, o que, infelizmente, não é comum no futebol”, relembrou.

Os atletas Enzo, Vinícius, Brian e Renan foram acompanhados por Fernando no momento da matrícula na faculdade. Toda a estrutura física do futuro local de estudos foi visitada por eles, assim como o primeiro contato com a nova etapa na rotina.

“Assim como eu já faço em relação à educação básica dos demais atletas, dei todo o suporte e fiz as articulações necessárias. Fomos conhecer a estrutura da instituição, as salas de aulas, laboratórios e a rotina do ensino superior que é diferente do Ensino Médio”, concluiu.

O incentivo para a continuação dos estudos também é uma questão abordada pelo técnico da categoria, Alison Henry. Segundo o comandante a equipe, atitudes como essas equivalem a um título conquistado.

“Para mim isso equivale a um título conquistado. Em um universo que muitos atletas desistem de estudar, temos buscado cada vez mais que tanto a assiduidade quanto a formação educacional deles, sejam cada vez mais valorizada e estimulada. Estamos formando atletas e cidadão”, disse Alison Henry.

Departamento de Comunicação - CSC