Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Estamos nas últimas horas de um dos anos mais desafiadores da história. 2020 nos deixou, acima de tudo, lições que levaremos para todo o restante de nossas vidas. No futebol, como não poderia ser diferente, tivemos de nos adaptar e passar por desafios nunca antes vistos. 

Foi uma temporada em que, em quase toda a totalidade, tivemos de entrar em campo sem o apoio de nossa maior força: a Nação Alvinegra. Não comemoramos com a torcida a vitória em um Clássico-Re, por exemplo. Não pudemos sentir a força de cada um de vocês ao nos apoiar em busca de uma virada. 

Todas estas sensações foram, sim, sentidas, mas de uma maneira mais distante. 

Mesmo em um ano difícil, o Ceará Sporting Club mostrou sua força. Foi uma temporada em que nos fortalecemos como uma das forças de nossa região e de nosso país. 

As competições
Começamos 2020 disputando a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. Nos primeiros meses de disputa, vimos tudo parar. A pandemia de Covid-19 alterou o curso de tudo no futebol. Um dos primeiros clubes a elaborar um protocolo de retorno às atividades, o Vozão voltou aos trabalhos de maneira gradual, obtendo êxito nos primeiros campeonatos que disputou pós parada, chegando nas duas finais. 

Na Copa do Nordeste, com a fase final disputada em Salvador, o Mais Querido arrancou rumo ao bicampeonato invicto do principal campeonato regional do país. Soberano em praticamente todos os aspectos coletivos e individuais da competição, o Vozão levantou sua segunda ‘orelhuda’ e fez do Nordeste alvinegro, mais uma vez. 

Após o término destes campeonatos, chegava a hora das fases finais da Copa do Brasil e da disputa do Brasileirão. Na Copa, fomos o melhor nordestino colocado, chegando às quartas de final. No caminho, eliminamos equipes como Vitória/BA e Santos/SP. 

Já na Série A, ainda estamos em disputa. Com uma campanha sólida, o Mais Querido ocupa a décima posição na tabela. Com 27 rodadas disputadas, o Vozão finaliza 2020 como melhor nordestino também da principal competição de nosso país. 

Ao comentar sobre o assunto, o presidente Robinson de Castro caracterizou 2020 de uma maneira positiva para o futebol do Campeão da Popularidade. “Começamos o ano com o título da Copa do Nordeste, algo que eleva o clube tanto a nível regional, como nacional e mostra a força e o tamanho do clube. Na Copa do Brasil chegamos às quartas e por pouco não fomos mais longe. Na Série A, estar na primeira página mostra que o trabalho está sendo bem feito e está em evolução. Nos resta parabenizar à comissão técnica, atletas, diretoria e colaboradores”, completou. 

Além dos méritos esportivos, o Vozão também nos bastidores do futebol. Mesmo em um ano em que muitas empresas e instituições se viram preocupadas com a parte financeira, o Ceará sai de 2020 projetando o maior investimento de sua história para o ano que vem, além da aquisição de equipamentos e idealização de inúmeras melhorias em sua sede, vide a contrusção do CESP, Centro de Saúde e Performance Dr. Gothardo Figueiredo. 

Infelizmente 2020 não foi um ano fácil, mas ser Ceará é, antes de tudo, ter a abnegação e a determinação em suas veias. O Time do Povo teve, sim, obstáculos para passar neste ano, mas os superou, mostrando o tamanho de seu clube e de sua enorme Nação Alvinegra.

 Departamento de Comunicação - CSC