(Foto: Helene Santos/Diário do Nordeste)

Na tarde desta sexta-feira, 30/12, na Cidade Vozão, o elenco Sub-19 do Ceará encerrou os preparativos para a disputa da 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. O torneio, que abre o calendário anual do futebol brasileiro, tem início no dia 02/01/2017. O Mais Querido só estreia dois dias depois. O torneio é disputado com equipes Sub-19.

Ao todo, 120 times divididos em 30 grupos estarão na disputa. Cabeça de chave, o Ceará divide o Grupo 19 com Luverdense, Madureira e Taboão da Serra. A estreia alvinegra é diante do Madureira, às 15 horas (horário local), na quarta-feira, 04/01, no Estádio Municipal de Taboão da Serra. No dia 06/01, é a vez do Vozão encarar o Luverdense, e no domingo, 08/01, o Alvinegro fecha a primeira fase diante do Taboão da Serra.

De acordo com o regulamento da competição, os times jogam entre os parceiros de grupo uma vez só, e classificam-se à segunda fase os dois melhores colocados. As seis fases seguintes são disputadas no sistema de mata-mata. Na terceira fase, avançam às oitavas-de-final os 15 vencedores mais o perdedor de melhor campanha.

Em 2016, o Ceará Sub-19 conseguiu feito inédito, ficando entre as 14 melhores equipes da Copinha. O Vovô derrotou equipes com tradição no torneio como Joinville e Santos. Quem comanda a equipe é o Coordenador das Categorias de Base e técnico, Anderson Silva. Boa parte do plantel que disputará a Copinha 2017 foi vice-campeã da Copa do Nordeste Sub-20 2016, realizada em Alagoas.