(Foto: Mauro Jefferson/CearaSC.com)

Na manhã deste sábado, 07/01, no auditório do Centro Cultural do Alvinegro, foi realizado o I Seminário das Torcidas Organizadas e Grupo de Torcedores do Ceará Sporting Club. Com o objetivo de desenvolver medidas de enfrentamento à violência nos estádios, o evento foi composto por ciclo de palestras com representantes das mais diversas áreas; Diretoria do clube, Ministério Público, líderes de TOs, Imprensa e Segurança Pública.

Especialista em Metodologia do Ensino da História e Diretor da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (ANATORG), Regis Alves Pires vem estudando o movimento das TOs há mais de 10 anos. Para ele, este seminário tem um valor inestimável, pois dá a oportunidade de diálogo entre torcedores e clube juntamente com outros setores da sociedade civil.

“O objetivo é debater quais as medidas mais eficazes para que se combata ações ilícitas praticadas por membros de torcidas organizadas do Ceará Sporting Club. Vejo que o clube foi feliz em poder ser pioneiro neste tipo de diálogo. Muito do que foi falado neste seminário já será posto em prática no início dos jogos no Campeonato Cearense”, esclareceu Regis Pires.

Veridiano Pinheiro, Diretor de Promoções e Eventos do Ceará, definiu como sensacional a realização da primeira edição deste seminário. “Foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de estreitar o laço entre torcedores das organizadas e o clube. Ouvimos o feedback deles para saber onde podemos melhorar também. Muitas vezes, as leis já chegam prontas para estas torcidas e a adaptação tem que ser imediata. Nessas situações, o diálogo é fundamental”, reforçou o Veridiano.

14 diferentes grupos de torcidas organizadas estiveram presentes neste seminário. O Departamento de Promoções e Eventos do Ceará planeja que estes eventos com as torcidas organizadas aconteçam trimestralmente.