(Foto: Israel Simonton/CearaSC.com)

Anunciado em 9 de dezembro como novo reforço do Ceará para esta temporada, o lateral-direito Renato foi apresentado oficlamente à imprensa, na manhã dessa quarta-feira, 10/01, em Porangabuçu. Com passagens pelo ABC/RN, Sport/PE e Avaí/SC, o atleta atuou pelo Fluminense em 2017, e chega ao Vovô como peça importante no time que será montado pelo técnico Chamusca. Em entrevista, Renato enfatizou a disputa por posições no time titular, elogiou a qualidade técnica do elenco e dos treinos a que etão sendo submetidos. 

"Teremos uma briga sadia na posição e isso só favorece ao clube e ao professor, que ganha mais opções. Cada um dentro de suas características vai buscar a titularidade; isso é natural. Teremos competições importantes e extremamente difíceis para disputar no decorrer do ano, mas devemos pensar grande em todas elas. A cada dia que passa, nós vamos absorvendo o que o professor tem para passar e dessa forma vai facilitar nossa estreia. Sabemos de todas as dificuldades que iremos enfrentar com o calendário apertado, mas acredito que todos terão oportunidade de jogar. Estou trabalhando forte para dar o meu máximo e estar sempre à disposição do Chamusca”, assegurou Renato.

Nesta tarde, o grupo alvinegro se reapresentou em Porangabuçu para treinos em dois períodos. Ainda pela manhã, antes de ir a campo, os atletas fizeram treino de potência na academia do Clube, sob o comando do preparador Eduardo Balallai. No Vovozão, sob chuva forte, Marcelo Chamusca comandou treino técnico integrado. À tarde, os jogadores serão submetidos a testes funcionais de FMS, avaliações pontuais dos padrões de movimento básico para identificação rápida de limitações e assimetrias musculares.