None

Foi definida nesta quinta-feira, 06/10, a nova fórmula de disputa do Campeonato Cearense de 2012 e 2013. Após reunião com representantes dos 12 clubes participantes do Estadual, ficou estabelecido o formato da competição. A votação foi realizada com a presença de 11 dos clubes do Conselho Técnico.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) apresentou três fórmulas de disputa, entre elas, a de pontos corridos. Por maioria dos votos a fórmula que venceu foi a seguinte: os times jogarão entre si no sistema de ida e volta sem divisão por turno. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, com os confrontos assim definidos: 1º x 4º e 2º x 3º. Na fase seguinte, os dois classificados farão a final do campeonato.

Nesta fórmula, o critério da vantagem, no caso, o saldo de gols e a melhor campanha no decorrer da competição servirão como desempate. Na final, também haverá vantagem. O time com melhor campanha joga em casa e por dois resultados iguais.

Na reunião também foi debatida a questão de rebaixamento. Nos campeonatos de 2012 e 2013, segundo a FCF, três times serão rebaixados para a competição do ano que vem, subindo dois. Em 2013 também, três rebaixados, com dois subindo. Com isso, em 2014, ano da Copa do Mundo, apenas 10 times jogarão na primeira divisão do Estadual.

Enquanto a equipe do Itapipoca não enviou representante para o encontro, Crateús, Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Tiradentes, Trairiense optaram pela opção vencedora. Ceará, Icasa e Guarany de Sobral optaram pelo formato de pontos corridos, utilizado na Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

"Acreditamos que o formato dos pontos corridos seria a forma de disputa ideal, mas já houve um avanço", disse o presidente do clube, Evandro Leitão.

O Ceará é o atual Campeão Cearense e, em 2012, o time alvinegro vai em busca da conquista do bicampeonato.