Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Para qualquer matemático, a multiplicação 8x8 chegará a um produto de 64. No Ceará, essa conta pode representar, também, um número superior a 300. Ricardinho, capitão do Vozão e nome gigante na história do Alvinegro, mesmo que escrito no diminutivo, irá para sua oitava temporada vestindo o manto alvinegro. Desde o dia de sua chegada, já são 312 jogos, sendo 285 como titular e 40 bolas na rede.

Ano a ano

Após uma rápida passagem em 2007, Ricardinho rodou por alguns clubes do futebol nacional, até voltar para o Time do Povo em 2013 e fazer história. Já na primeira competição desde o retorno, Ricardinho foi campeão cearense. Já em 2014, veio o bi estadual e o vice da Copa do Nordeste. 

Um ano depois, o segundo lugar na competição regional deu lugar ao título e, para tornar a conquista ainda mais especial, de forma invicta. Naquele ano, também, Ricardinho foi peça fundamental na campanha que salvou o Vozão do rebaixamento. 

2016 foi um ano de hiato na história de Ricardinho com a camisa alvinegra. Negociado com o futebol árabe, o volante foi com a promessa de voltar e continuar o que havia começado. 

De volta em 2017, Ricardinho participou das campanhas do título estadual daquele ano e do acesso à Série A, após seis anos longe da elite nacional. 2018 foi ano de comemorar mais um título estadual e garantir a permanência do Vozão na primeira divisão nacional, feito, este, que se repetiu em 2019.  Na última temporada, o Camisa 8 foi o principal garçom do time. Só na Série A foram 6 passes para gols, sendo o 9º jogador no ranking do fundamento. Além de ser o 4º do campeonato em viradas de bola. 

Projetando a temporada 2020, Ricardinho se disse motivado e, acima de tudo, feliz por representar mais uma vez o Mais Querido em campo. “A expectativa é a melhor possível. Estou ainda mais motivado, preparado para me manter cada vez mais em um alto nível, para fazer jus ao Ceará. O clube vem crescendo de patamar, vem evoluindo e a gente busca estar sempre bem tecnicamente, fisicamente para fazer, quem sabe, nosso melhor ano pelo clube”, disse.

Nome marcado 

A história de Ricardinho já está marcada no Vozão. Oito anos usando a camisa oito fazem dele um dos maiores nomes do Mais Querido nos últimos anos e em toda a história do Time do Povo. E toda a idolatria é válida, afinal, oito anos em uma instituição, em uma divisão, ou em qualquer outro meio ligado ao futebol, demonstra uma relação bem mais acentuada do que as habituais. 

 Departamento de Comunicação - CSC