cearasc.com

Nos clubes de futebol, as redes sociais já não servem há um tempo apenas como depósito de informações aleatórias. Os protocolos hoje são outros. Para além dos likes, views e comentários, as plataformas online assumem papel fundamental na relação dos clubes com a sua torcida, amplificando a dimensão de pertencimento desse torcedor através do estreitamento possibilitado pela conversação nas redes.

Com investimentos no setor de marketing, o Ceará se solidifica gradativamente como força entre os clubes brasileiros que melhor utilizam das redes sociais para interagir com torcedores, além de tirar retorno disso. Por trás da figura do “estagiário”, existe um planejamento substancial, que leva em conta série de variáveis para potencializar a marca Ceará no mundo virtual.

Nada é por acaso. Para isso, antes da geração de qualquer tipo de conteúdo, são pensados e desenvolvidos planejamentos estratégicos que abordam desde as questões mais superficiais – de cores, formatos, linguagem, componentes - até a observância se algo vai ferir os valores do Ceará. Agindo assim, o Vozão cuida da sua imagem, utilizando as redes sociais como principal dispositivo de interação com o torcedor.

Em dezembro do ano passado, em levantamento realizado pela Social Media Analytics, o Ceará figurou entre os 20 clubes da América com mais interações no Instagram, passando da marca de 2.3 milhões. Atualmente, dos clubes do Nordeste, o Vozão é o que tem o maior número de seguidores nesta rede.

Também em 2020, posts do Bicampeonato da Copa do Nordeste, da classificação sobre o Santos na Copa do Brasil e das contratações de Fernando Prass e Felipe Vizeu foram algumas das publicações que mais tiveram engajamento no Instagram. Comemorações de gols marcados em vitórias no Brasileirão também foram campeões de repercussão entre torcedores.

Além do Instagram, o Ceará mantém perfis ativos no Twitter, Facebook e TikTok. No YouTube, através da Vozão TV, o Clube também disponibiliza conteúdo exclusivo do cotidiano não só do futebol masculino profissional, mas também das equipes de Futebol Feminino, Futsal, categorias de base e Futebol Americano.

O cearasc.com conversou com Fausto Portela, analista de marketing do Clube para saber melhor como as redes sociais podem aproveitar bons momentos resultados em campo para aumentar a dimensão das repercussões positivas, mas também para descobrir o tamanho do desafio diário em continuar mandando bem, mesmo quando a bola não entrar. Confira!

cearasc.com: Qual a importância na fortificação/estreitamento no elo entre torcedor e clube tendo as redes sociais como instrumento para isso?
Fausto Portela: “Imensa! As redes sociais têm o poder da velocidade que a informação é passada e repassada. Conseguimos construir narrativas e ter um feedback imediato do torcedor, usando como termômetro para outras ações”.

cearasc.com: O planejamento da produção de conteúdo precisa avaliar questões dos resultados em campo. Mas não pode se prender totalmente a isso. Como achar esse meio termo?
F.P: “Respeitando o momento do torcedor e dos atletas. Não podemos parar tudo por causa de um resultado negativo, mas devemos explorar o máximo possível o resultado positivo, porém, levando em consideração todo o contexto que a partida está inserida (adversário, posição na tabela, se é mata-mata, o jogo em si etc. Cada jogo vai nos dar uma nova história para trabalhar”.

cearasc.com: Redes sociais servem também para mensurar opiniões sobre determinado conteúdo ou produto? Se sim, isso é aproveitado de alguma forma?
F.P: “Servem. Os feedbacks são utilizados e repassados aos setores responsáveis, se forem relevantes ou persistentes”.

cearasc.com: Explicando simplesmente ao torcedor, o que são interações nas redes sociais e o que elas podem representar a nível de exposição para o clube?
F.P: “Houve um tempo que o número de seguidores era o principal indicativo de sucesso nas redes sociais, dentro do mercado digital, mas depois outros pontos foram sendo analisados e esses números foram tendo cada vez menos importância. Muitas empresas, influenciadores etc, tinham muitos seguidores e pouca interação, o que demonstrava a baixa qualidade dos conteúdos, além de possível compra de seguidores e coisas do tipo. A partir daí, outros indicadores passaram a ter mais importância. Interações são as ações que as pessoas realizam ao serem impactadas por um conteúdo. Se elas curtem, comentam, compartilham, salvam ou repostam. Depende da rede. Isso torna aquele conteúdo relevante e faz com que ele aumente o alcance. Ou seja, aumentando a exposição daquele conteúdo”.

cearasc.com: Como os jogadores reagem a pedidos de contribuição na geração de conteúdo para as redes do clube?
F.P: “Depende do jogador. Alguns são mais tímidos, outros ficam mais à vontade pra contribuir. Depende também da fase do atleta, entre outras coisas”.

cearasc.com: Qual o cuidado que deve ter para não gerar superexposição ou exposição negativa de personagens?
F.P: “Nós fazemos acompanhamento dos atletas e temos dados que mostram quem são os que mais têm engajamento. No mais, também convivemos com eles, conversamos e vamos entendendo onde encaixar cada personagem. Também trocamos dados com o departamento de futebol, que participa disso com a gente. Além, é claro, do que falei no começo: cada jogo nos dá uma história. Logo, alguns personagens”.