Foto: Reprodução

Em meio às contratações e renovações, o Centro de Saúde e Performance (CESP) tem tido bastante trabalho para atualizar os prontuários de todo o elenco, neste início de ano. Para auxiliar nas avaliações odontológicas, uma das especialidades médicas presentes no centro, o Ceará inovou e, pela primeira vez, o clube manterá registros tridimensionais das arcadas dentárias de todos os seus jogadores.

Dr. Antônio Teixeira, dentista responsável pela especialidade no Mais Querido, esteve a frente deste procedimento. Para esse registro inédito, o odontólogo contou com o 3Shape, um sistema informatizado que registra todo o trato bucal do paciente. O equipamento revolucionário permite, através de scanners intraorais e software especializado, a modelagem 3D de dentes, gengiva e demais tecidos moles.

Com a evolução na parametrização de atletas, o diagnóstico através de moldes dentários tridimensionais permitirá diversos procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos, bem como o prognóstico de doenças  que possam vir a acometer os profissionais. Dr. Teixeira explica: "O objetivo desse escaneamento é oferecer um recurso a mais para podermos planejar e melhorar o diagnóstico de atletas. Vai além da radiografia, onde diagnosticamos patologias internas, pois nos permite desenhar soluções em CAD/CAM como lentes, próteses e planejar tratamentos de realinhamento dentário com mais rapidez e eficiência".

Para além da ferramenta de diagnóstico, o retrato fiel e em três dimensões gerado ajuda na educação sobre saúde bucal de cada um dos jogadores. "Essa ferramenta nos permite mostrar ao paciente possíveis procedimentos que lhes garantirão mais conforto, por exemplo. Ele poderá ver o problema dele, já que com esses arquivos ganhamos, também, a possibilidade de produzir réplicas em impressoras 3D da arcada superior e inferior", enfatiza.

Na vanguarda da odontologia do esporte, o procedimento se une ao vasto catálogo biométrico de dados (antropometria) de atletas mantidos pelo Vozão, fazendo do clube o único do nordeste com tais registros. (Leia mais sobre o CESP)

Departamento de Comunicação - CSC