(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Com mais de cem anos de disputa, o Clássico-Rei é recheado de boas história que merecem ser contadas e relembradas sempre. Pensando  nisso, uma equipe vem trabalhando em um projeto, desde 2018, para registrar esses momentos e transformá-los no livro: Clássico-rei centenário: crônicas do maior espetáculo do futebol. Esse momento tão aguardado acontecerá com o lançamento da obra, na próxima quinta-feira, 06/02, às 20h30, na Livraria Cultural do Shopping RioMar Fortaleza. Haverá a venda do livro no local com o valor de R$ 100 reais.

O historiador do Ceará, Thiago Eloi, participou do processo criativo do volume. O historiógrafo foi convidado para escrever cinquenta crônicas de jogos em que o Ceará saiu campeão ou teve um marco histórico nos clássicos. Dorelland Pontes, outro autor do livro, escreveu cinquenta crônicas de jogos sobre o nosso rival. Além de Thiago, o Diretor de Cultura, Biblioteca e Documentação, Pedro Mapurunga, fez parte do processo de construção. A ele, coube direcionar as fontes, imagens e ajudou na construção da narrativa de alguns jogos. O pesquisador do Centro Cultural do Ceará, Eugênio Fonseca, também contribuiu com o livro fazendo uma compilação de todas as súmulas dos clássicos-rei desde 1918 até 2019.

O historiador do clube comentou sobre o lançamento do livro e sua importância para as torcidas dos dois clubes. “A obra terá muita história, curiosidades, será bem ilustrada com fotos e sem dúvida é um livro para todo o torcedor, independente do clube, pois enaltece o futebol cearense e mostra como foi a construção do Clássico-Rei e da rivalidade que hoje é a maior do Nordeste”, enfatizou Thiago.

SERVIÇO

Lançamento do livro Clássico-Rei Centenário: crônicas do maior espetáculo do futebol
Data: 06 de fevereiro
Horário: 20h30
Local: Livraria Cultura do Shopping RioMar Fortaleza
Valor: R$ 100,00

Departamento de Comunicação - CSC