Foto: Divulgação

O Ceará tem um novo treinador. De olho nas disputas do Campeonato Cearense, Copas do Nordeste e do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B, o Vozão fechou a contratação do paraguaio Gustavo Morínigo, profissional de 45 anos e com passagens por equipes como Nacional/PAR, Libertad/PAR e, mais recentemente, Coritiba.

Ex-jogador profissional, Morínigo iniciou sua trajetória como treinador de futebol em 2012 no Nacional/PAR. Em um trabalho de quatro temporadas, o treinador levou o clube ao vice-campeonato inédito da Libertadores da América de 2014. Depois de uma passagem pelo Cerro Porteño, Morínigo trabalhou nas Seleções Paraguaias de base.

Em 2020, Gustavo Morínigo teve o seu primeiro trabalho no futebol brasileiro, quando chegou ao Coritiba para um trabalho de planejamento voltado à Série B do ano seguinte, competição em que o treinador alcançou o acesso à elite do futebol nacional com o clube paranaense.

Diretor de Futebol do Ceará, Albeci Júnior caracterizou ao cearasc.com como se deu o processo de contratação do novo comandante do Time do Povo, salientando que a busca tinha critérios muito bem definidos e como o clube chegou à decisão do nome.

“Depois de acertarmos a permanência do PC Gusmão na coordenação técnica e da contratação do Juliano Camargo para o cargo de Executivo de Futebol, traçamos o perfil da comissão técnica, de acordo com o que acreditamos ser o DNA do Ceará e das competições que disputaremos em 2023. Diante disso, pensamos em alguns nomes com esse perfil e fizemos várias reuniões até chegarmos ao nome do Gustavo Morínigo. É um profissional que vem com uma bagagem de acesso à Série A e também de conquistas estaduais. Acreditamos que, junto aos profissionais que já estão no clube, ele e sua comissão poderão fazer um excelente trabalho na temporada que se aproxima”, ressaltou.

Além de Morínigo, chegam ao clube o auxiliar técnico Diosnel Burgos e o preparador físico Martín Paolorosso. Bem como o treinador, seu auxiliar é paraguaio, enquanto o novo preparador físico do Vozão é argentino.

A exemplo de Juliano Camargo, novo executivo de futebol do Mais Querido, os novos profissionais do Ceará chegarão à capital cearense nos próximos dias e já integrarão o processo de planejamento da temporada 2023.

Departamento de Comunicação - CSC