Foto: Jessica Luana/cearasc.com

Faltando apenas um dia para o jogo diante da equipe alagoana, UDA/AL, a equipe de futebol feminino do Ceará participou de treino apronto, na cidade de Maceió. As atividades aconteceram no Estádio da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), no período da tarde deste sábado, 22/05.

Antes das atividades técnicas-táticas, o preparador físico, Aloísio, iniciou o aquecimento com as Meninas do Vozão. "Iniciamos com uma liberação miofascial*, depois dessa viagem longa, onde as atletas ficam com a musculatura presa e precisamos liberar para a prevenção de lesão", explicou.

Na segunda parte do treinamento, o treinador Jorge Victor, junto com toda a comissão técnica, realizou treino coletivo já visando o time titular, que, por enquanto, segue em segredo. Ao final das atividades, algumas atletas aperfeiçoaram as finalizações com bola parada (cobranças de faltas, escanteios e penalidades).

"A expectativa está grande, porque a gente trabalhou forte durante a semana inteira. Ter o grupo unido ajuda muito, pois contagia e facilita nosso trabalho dentro de campo", afirmou a volante Byah. A atleta ainda falou sobre o adversário deste domingo. "A gente acompanhou o primeiro jogo delas. Elas ganharam, assim como nós, mas, como disse, estamos focadas para esse confronto".

A segunda rodada da primeira fase da competição acontece neste domingo 23/05, diante do UDA/AL, às 15h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Atualmente, após a estreia com vitória no primeiro jogo (5x), as Meninas do Vozão ocupam a segunda colocação, do Grupo C, empatadas com Botafogo/PB, UDA/AL e América/RN.

Da série curiosidades: O Ceará, tanto o profissional masculino, como o feminino, já entraram em campo contra outras equipes alagoanas, mas essa é a primeira vez que o time joga diante do UDA/AL (União Desportiva Alagoana). A equipe da capital de Maceió foi fundada em 2010 e, apesar de já ter disputado a Copa do Brasil da modalidade feminina, essa é a primeira vez que participa do Campeonato Brasileiro Série A2 de Futebol Feminino.

Da série curiosidades: Sobre a liberação miofascial, comentada pelo preparador físico, Aluísio Camelo, é um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, realizada manualmente ou com o aporte de rolos (que foi o caso das Meninas do Vozão), a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas.

Mari Rios – Departamento de Comunicação Ceará SC