Foto: Fernando Ferreira/Ceará SC

Faltam pouco mais de 48 horas para o Ceará entrar em campo na partida decisiva pelo acesso à elite do futebol feminino nacional. Dono da melhor campanha da competição, o Vozão enfrentará o Cresspom/DF. O cearasc.com resumiu um pouco da campanha do Mais Querido na Série A2 do Campeonato Brasileiro. 

Primeira fase

Na fase de grupos, o Vozão dividiu sua chave com Botafogo/PB, UDA/AL, América/RN, Náutico/PE e Santos Dumont/SE. Em uma caminhada perfeita rumo à fase de mata-mata, o Time do Povo conquistou cinco vitórias nos primeiros cinco jogos. 

Jogo a jogo 

Ceará 5 x 0 América de Natal
Como em toda estreia, os primeiros minutos daquele Ceará x América foram de muito estudo entre as equipes. O gol de Jady, aos 27 minutos daquele primeiro tempo, abriu o caminho para uma goleada que representaria o início da caminhada alvinegra no campeonato nacional. 

UDA/AL 1 x 3 Ceará
Ainda que muito no início da competição, logo aos três minutos do primeiro tempo do segundo jogo da fase inicial da Série A2, a equipe comandada por Jorge Victor teve de enfrentar uma desvantagem no placar. Mesmo perdendo, após um segundo tempo de almanaque, o Vozão virou o placar diante das alagoanas da UDA e conquistaram o seu segundo resultado positivo na primeira fase. Aquele também foi o primeiro jogo da equipe longe do estado do Ceará. 

Ceará 5 x 0 Náutico
Já de volta às terras cearenses, era hora de encarar o Naútico, mais um tradicional rival do Time do Povo no Nordeste. Diante da equipe pernambucana, Rafa foi o grande destaque, marcando dois dos cinco gols alvinegros naquela tarde. A partir dali, o Vozão assumiu a liderança do grupo C, local onde viria a terminar a primeira fase. 

Ceará 2 x 1 Botafogo/PB
Um dos jogos mais aguardados de toda a primeira fase e embate dos dois líderes do grupo C, Ceará x Botafogo foi marcado pela igualdade.  Mais uma vez, as Meninas do Vozão saíram atrás no placar e, a exemplo do jogo diante da UDA, a virada veio na segunda etapa. Thayslane veio do banco para marcar o gol da igualdade daquele jogo. Com aquela vitória, o Mais Querido assegurou a vaga nas oitavas de final da Série A2. 

Santos Dumont 0 x 7 Ceará
Já classificado, o Ceará viajou até Aracaju/SE para enfrentar o Santos Dumont.  Em um jogo de amplo domínio do Time do Povo, goleada por 7x0. Na partida, Rafa voltou a aparecer em bolas paradas e, com dois gols, se isolou na artilharia da equipe alvinegra. 

Nas cinco primeiras partidas, o Mais Querido balançou as redes em 22 oportunidades e teve sua defesa vazada em somente duas oportunidades.  

Mata-mata 

Oitavas de final
O sorteio da CBF recolocou frente a frente Ceará x Botafogo/PB. Após o confronto na primeira fase, Alvinegros paraibanos e cearenses voltariam a se enfrentar em mais duas partidas. 

Botafogo/PB 1 X 2 Ceará
Em João Pessoa, no estádio Almeidão, Karen marcou no início e abriu caminho para a classificação. Aquela partida representou, também, uma nova superação para as Meninas do Vozão. Em decorrência da Covid-19, o treinador Jorge Victor não pôde comandar a equipe alvinegra à beira do gramado. Erivelton Viana esteve no banco e conduziu a equipe rumo à vitória. 

Ceará 3 x 1 Botafogo/PB
No jogo da volta, ainda sem poder contar com o treinador, o Vozão até saiu atrás no placar, mas teve cabeça no lugar, brio e conseguiu mostrar sua superioridade para buscar a classificação. Thay, Nath Rodrigues e Thayslane, em uma linda cavadinha marcaram os gols que garantiram a vitória do Time do Povo e asseguraram o clube na fase decisiva para o acesso. 

Passada a fase de oitavas de final, o chaveamento reservava o confronto diante do Cresspom, do Distrito Federal. Após eliminar, nos pênaltis, o rival do Vozão, a equipe brasiliense chegava pela primeira vez às quartas da Série A2. 

Cresspom 0 x 0 Ceará
Como toda decisão, Cresspom x Ceará teve um início muito brigado. A partida foi muito disputada fisicamente e com poucas chances para os dois times. As melhores foram do Vozão. Já na reta final da partida, Jady e Juh Morais pararam na trave. 

Passadas as oito partidas e com sete vitórias e um empate, o Vozão tem 91,6% de aproveitamento. O Alvinegro detém a melhor campanha, entre os oito times que estão na atual fase da competição. Além disso, o Time do Povo detém o terceiro lugar em gols marcados (26) e sofridos (4).

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC