Fernando Ferreira/cearasc.com

O último domingo, 22/04, foi marcado pela solidariedade, na Arena Castelão. Antes do duelo entre Ceará e São Paulo, 11 adultos e adolescentes com deficiência visual viveram momentos que ficarão guardados para sempre na memória. Eles conheceram as dependências do estádio, vestiário dos atletas, o gramado, além de sentir as redes das traves. “Hoje, a gente sente toda essa atmosfera que é em dia de jogo. Podemos ter a mesma sensação que os atletas quando estão chegando ao estádio e dos torcedores quando vibram nas arquibancadas”, falou entusiasmado Juan Pablo.

O projeto denominado “Esporte Acessível” surgiu de uma parceria de órgãos públicos federais, estaduais e particulares juntamente com o Ceará Sporting Club. A ação tem como finalidade promover ainda mais a acessibilidade e inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência em praças esportivas. “Todos que fizeram acontecer esse dia de hoje estão de parabéns. A nossa luta para incluí-los na sociedade é diária. Hoje eles estão vivendo um momento único. Para a maioria, é a primeira vez que estão vindo ao estádio. Estou muito feliz de poder viver isso com eles”, afirmou o professor Vicente Cristino.

A alegria deles não ficou só em conhecer a grandiosa estrutura da Arena Castelão. O Ceará presenteou todos os onze com camisas oficiais e a Unimed, parceira do Clube, colocou os respectivos nomes dos participantes com escrita em Braile. Todos os alunos acompanharam a partida através do sistema de audiodescrição. A felicidade foi tamanha com o presente. “Sentir o meu nome na camisa do meu time do coração é uma sensação inexplicável. Estou até agora tentando entender tudo o que está acontecendo comigo nesse dia”, declarou Ítalo.

Confira abaixo todas as entidades envolvidas na ação:
- Ceará Sporting Club
- Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual
- Governo do Estado (através da STDS e SESPORTE)
- Prefeitura Municipal de Fortaleza
- Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará
- Coordenadoria Estadual de Política para Idoso e Pessoa com Deficiência/CEDEF
- Arena Castelão
- Federação Cearense de Futebol
- Unimed
- Instituto dos Cegos
- Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unifor