(Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)

O Ceará Sporting Club, na presença do presidente Robinson de Castro, participou na manhã desta sexta-feira, 23/07, do lançado do Projeto Futpaz nas Areninhas. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição e contou também com a presença do governador do estado do Ceará, Camilo Santana e do ídolo alvinegro, o ex-atacante Mota. Na oportunidade a parceria foi firmada com a assinatura do contrato entre as partes envolvidas. O evento teve transmissão ao vivo através do canal oficial do Governo no Youtube.

O Time do Povo, em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (SEJUV), será um dos clubes da capital envolvidos no projeto. A iniciativa, que também terá o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL) visa levar a prática do futebol nas Areninhas da capital cearense.

O Projeto Futpaz nas Areninhas atenderá crianças de 7 a 12 que moram em áreas de vulnerabilidade social e que, preferencialmente, estudem em escolas públicas. O Futpaz terá uma duração de 10 meses e prevê beneficiar cerca de 2.400 crianças, sem distinção de gênero.

Ao todo o projeto irá contemplar 24 Areninhas, ainda a serem definidas. O Ceará Sporting Club ficará responsável por 10 desses núcleos esportivos, que terá como medidas prioritárias o desenvolvimento das habilidades das crianças envolvidas no processo, mais desenvolvimento social da juventude da capital cearense, mais acesso à prática do esporte, mais ocupação dos espaços públicos da cidade, mais lideranças e colaboratividade, além de potencializar a modalidade esportiva praticada no nosso Estado e diminuir a criminalidade e problemas de saúde.

O presidente Robinson de Castro falou sobre a oportunidade de poder contribuir de alguma forma com a ação e a inclusão social. “É uma satisfação para o Ceará ser parceiro dessa iniciativa com o governo do estado. Futebol é um esporte que não tem limites de idade ou gênero, e esse projeto tem uma importância gigante para a nossa sociedade e nossas crianças. Os clubes do nosso estado cresceram demais não só dentro do campo, mas também fora, e esse convite para participarmos desse projeto é um exemplo disso”, ressaltou o mandatário alvinegro.

O engajamento do Ceará Sporting Club no Projeto Futpaz vai acarretar também ações para a economia, que devem gerar quase 1000 empregos diretos e milhares de empregos indiretos para a população cearense.

O Ceará Sporting Club e o engajamento em ações socais

Essa é mais uma causa social abraçada pelo Ceará Sporting Club. Nos últimos anos o clube vem se envolvendo em diversas ações e projetos que trazem benefícios diretos a sociedade.

Em 2019, em uma partida da Série A do Brasileiro contra o Botafogo/RJ, os atletas entraram em campo com as numeração destacadas na cor amarela trazendo dados referentes ao suicídio. A ideia era levantar a discussão sobre a temática no nosso país. A data escolhida foi no mês de setembro, que é o período escolhido no calendário como o oficial no combate ao suicídio (Setembro Amarelo), problema que atinge boa parte das famílias em todo o mundo.

Já na temporada de 2020, com o mundo sendo assolado pela pandemia de COVID-19, o Ceará mais uma vez se mostrando atento as adversidades e disposto a contribuir com a sociedade lançou a campanha Vozão do Bem, que atendeu em duas frentes: arrecadação de máscaras e alimentos. A primeira ação aconteceu em parceria com o hospital infantil SOPAI, que promovia a arrecadação de máscaras para proteção contra o vírus. O segundo atendimento foi feito pelo clube, através da Diretoria de Promoções e Atividades Sociais, que levou cestas básicas aos profissionais que atuavam em jogos oficias do Ceará na Arena Castelão.

Ainda em 2020, o Ceará criou uma campanha em parceria com o TRT 7ª Região mostrando, através de um filme intitulado “Corrida dos Privilégios, a desigualdade social como um dos caminhos que levam ao trabalho infantil. A ação foi finalista e venceu a premiação internacional de marketing esportivo SambaAwards.

Nesse ano de 2021, o Alvinegro segue com o mesmo pensamento de envolvimento social. O Time do Povo relançou a campanha Vozão do Bem, dessa vez com o intuito de ajudar a população no cadastramento para agendamento da vacinação contra a COVID-19.

A outra campanha em que o Alvinegro se fez presente foi a ‘Um amor que une’. Dessa vez em parceria com a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP) da Polícia Civil do Ceará(PCCE). Na ocasião, o Vozão se utilizou de seu alcance nas redes sociais e outras mídias para divulgar casos de pessoas desaparecidas em nosso estado. Até agora a campanha resultou em um total de 5 pessoas encontradas. A Polícia Civil do estado homenageou o Ceará Sporting Club pelo sucesso da ação que deu visibilidade às pessoas desaparecidas. 

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC