No ranking de time do Nordeste, o Alvinegro ficou na vice-liderança, atrás apenas do Sport.
Foto: cearasc.com

Em pesquisa realizada pela Pluri Consultoria, empresa referência em estudos sobre o futebol, o Ceará aparece entre os 200 clubes que mais levaram torcedores ao estádio. O levantamento considerou dados dos borderôs das partidas dos últimos dez anos (2008 a 2017). Entre os 200 times, o Ceará desponta na 113ª posição.

Nesse período analisado pela pesquisa, o Vovô computou 4,83 milhões de torcedores em jogos oficiais como clube mandante. Considerando apenas clubes brasileiros, o Vovô é o 11º time com maior público em estádios, à frente, inclusive, de Vasco, Botafogo, Atlético/PR e Santos. No Nordeste, o Mais Querido desbancou Bahia e Vitória, ficando atrás apenas do Sport. Náutico, ABC e Fortaleza não aparecem na lista.

De todos os times dos continentes americanos, novo destaque ao Ceará, que aparece na 32ª colocação. Segundo a pesquisa, a média do Vovô é de 14.384 torcedores por jogo. Nesse período de dez anos contemplados no levantamento, o Alvinegro participou de 7 Copas do Brasil, 6 edições da Copa do Nordeste, e disputou 10 vezes o Brasileirão (2 na Série A e 8 na Série B).