(Foto: Lucas Moraes/cearasc.com)

O Ceará se juntou à campanha Setembro Roxo com ações pontuais, na partida contra a Chapecoense, nesse domingo, 30/09, às 19 horas, na Arena Castelão. 5 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Comumente chamada de “beijo salgado”, a doença é genética e sem cura, e acomete, principalmente, o sistema respiratório e digestivo, manifestando-se com doença pulmonar, má absorção intestinal e taxa elevada de cloreto de sódio.

No protocolo de abertura de jogo, os atletas do Ceará entraram em campo com as camisas roxas da campanha nacional. No intervalo da partida, as vovozetes desfilaram com faixa sobre o movimento. O Ceará fez a cobertura completa das ações com reportagem especial a ser exibida no próximo episódio do Vozão TV, no canal Premiere.

O diagnóstico prévio da doença e o tratamento adequado dão ao paciente a possibilidade de melhora na qualidade de vida, além de prevenir internações. Podem ser sinais da enfermidade tosse crônica, dificuldade em ganhar altura e/ou peso, diarreia constante, além do suor mais salgado que o normal.

O teste do pezinho, realizado em recém-nascidos, pode confirmar a doença. Em crianças, a fibrose cística pode ser percebida em testes de suor e genético. Quando o diagnóstico não é confirmado, ainda assim exames específicos podem atestar a patologia em adultos. O reconhecimento precoce da doença e o tratamento ideal aumentam as chances de uma vida adulta com qualidade de vida satisfatória.